Jump to content

Qual a diferença entre Análise e desenvolvimento de sistemas e Engenharia de Software?​​ 🤔​


Postagens Recomendadas

Olá pessoal tudo bem? 

Irei lhes apresentar a minha experiência e também o resultados da minha pesquisa sobre uma dúvida que assola a maioria dos ingressantes na área da TI e até mesmo aqueles que já estão na área e pensam em trabalhar no exterior.

Onde tudo começou

Desde o momento no qual decidi investir na carreira de TI, acabei me deparando com a seguinte dúvida. Qual faculdade cursar? Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Engenharia de Software? Quais as diferenças?

Na época realizei várias pesquisas porém não consegui diferenciar ambas, e por fim acabei optando pela Engenharia de Software por conta de ser uma faculdade com maior tempo de conclusão, pois associei obter um maior conhecimento. 

Mesmo após estar cursando Engenharia de Software e trabalhando na área da TI,  esta dúvida acabou não saindo da minha cabeça e com isso resolvi realizar uma pesquisa com os estudantes, professores, profissionais atuantes da área e também empresas em diversas localidades do país.

Objetivo:

O objetivo desta pesquisa não é citar qual graduação é melhor, mas explicar da melhor maneira possível para que aqueles que estão pensando em ingressar na área da TI quais são as diferenças entre elas quanto a carreira, mercado de trabalho e tempo de curso.

Diferenças entre elas:

A diferença sobre as matérias e o tempo de curso, acaba sendo muito grande, principalmente por conta de que Análise e desenvolvimento de sistemas tem a média de tempo da finalização da graduação de 2 a 3 anos, enquanto Engenharia de Software seja de 4 anos. Ou seja sobre questões sobre quantidade de conteúdo a Engenharia de Software acaba se sobressaindo por tem este tempo a mais.

Quanto a opinião dos professores no qual realizei a entrevista, observei que parte deles caso tenha a vontade imediata de entrar no mercado de trabalho, optariam por Análise e desenvolvimento de sistemas por conta do seu tempo de conclusão do curso. 

Já outra parte acabou escolhendo Engenharia de Software por conta da quantidade de matérias e também sobre a possibilidade de seguir carreira de pesquisa na área. Lembrando que para seguir a carreira de pesquisa não é obrigatório ser graduado em Engenharia de Software, porém acaba sendo mais fácil por ter um maior conhecimento por conta da graduação possuir mais conteúdos.

Mercado de trabalho:

Diante destes cenários, resolvi realizar uma pesquisa sobre o mercado de trabalho, realizando ligações para várias empresas de TI Nacionais a fim de descobrir se entre estas 2 graduações, existe alguma que acaba se sobressaindo no momento das contratações e o resultado foi surpreendente pois praticamente TODAS tiveram o mesmo discurso, no qual estas graduações possuem o mesmo peso, porém o diferencial realmente no momento das contratações, seriam as experiências e especializações dos participantes. 

Sobre o mercado de trabalho Internacional, na maioria das vezes é necessário possuir obter algum curso envolvendo a área da TI porém o mais importante é a experiência do candidato e suas especializações pois de qualquer maneira será necessário realizar provas que atestem o seu conhecimento e assim verificar se está apto ou não para o cargo.

Vale lembrar também que existem empresas que podem solicitar a graduação de Engenharia de Software para preencher cargos específicos na empresa.

Opinião dos estudantes:

Para obter uma maior quantidade de informações, realizei também uma pesquisa sobre os estudantes de ambas as graduações, utilizando como base aqueles que encontram-se entre a metade e o fim da graduação, para então sabermos se durante os estudos acabaram sendo tentados a cursar Engenharia de software e vice versa.

Sobre os estudantes de Análise e Desenvolvimento de sistemas, praticamente 100% não se arrependem de ter escolhido o curso, e ao perguntar os motivos me foi citado de que seria por conta do curso ser de um curto período de tempo, porém focado no mercado de trabalho.

Sobre os estudantes de Engenharia de Software, 90% não se arrependem de ter escolhido o curso, onde o maior motivo de manterem suas escolhas foi por ter uma graduação mais abrangente de conhecimento sobre a área e também sobre as questões de trabalho internacionais, enquanto os 10% escolheu Análise e Desenvolvimento de sistemas por conta de sua velocidade para ir ao mercado de trabalho.

Uma outra visão entre as diferenças:

Além destas informações que obtive com as pesquisas, também solicitei para que a IA ( chatGPT ) possa exemplificar a diferença entre ambas as graduações e também o seu foco em cada uma delas e o resultado foi:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

  • Foco: A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem um enfoque mais prático e voltado para a aplicação de técnicas e ferramentas no desenvolvimento de sistemas de software. 
  • Duração: Geralmente, é um curso de tecnólogo, com duração média de 2 a 3 anos. 
  • Abordagem: O curso abrange o ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas, desde a análise de requisitos até a implementação e manutenção dos sistemas. 
  • Ênfase: Os estudantes adquirem habilidades específicas para a análise de sistemas, desenvolvimento de software, programação, testes e solução de problemas técnicos.
  • Título: Ao concluir o curso, o aluno obtém o título de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Engenharia de Software:

  • Foco: A graduação em Engenharia de Software tem um enfoque mais abrangente e voltado para a concepção, projeto, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software complexos. 
  • Duração: Geralmente, é um curso de bacharelado, com duração média de 4 a 5 anos. 
  • Abordagem: O curso abrange aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento de software, combinando conhecimentos de ciência da computação, engenharia de software e gerenciamento de projetos. 
  • Ênfase: Os estudantes adquirem habilidades em análise de requisitos, arquitetura de software, design, qualidade de software, gestão de projetos e trabalho em equipe. 
  • Título: Ao concluir o curso, o aluno obtém o título de bacharel em Engenharia de Software

 

Conclusão:

Após esta gama de informações, sobre empresas, professores, IA, estudantes e profissionais da Área podemos acabei chegando a conclusão de que a escolha entre Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software acaba dependendo muito de qual carreira você pretende seguir, e qual o seu objetivo profissional. Portanto mesmo que seja difícil realizar esta escolha inicialmente, recomendo que se aprofunde o máximo possível em qual carreira você deseja seguir.

Espero que estas informações possam lhe ser útil em sua tomada de decisão.

  • Amei 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 10 months later...

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...