Jump to content

Lambda - Uma maneira simples de criar funções.


Thanael

Postagens Recomendadas

  • Pessoal da TecnoSpeed

Olá Dev!



Hoje vou lhe mostrar uma nova forma de criar funções em Python de forma muito mais simples e prática.

Acredito que assim como eu você já deve ter feito esta pergunta abaixo a si mesmo.
"Poxa preciso usar o def toda vez que for criar uma função ? mesmo que minha função seja muito simples"

Então a resposta para isso é NÃO você até pode, mas com certeza irá preferir usar o método que irei lhe explicar.

Em Python existe um método muito mais simples para criar uma função, este método é chamado de Lambda!

Funções Lambda consistem em um modo diferente e mais prático de declarar funções em Python, veja no final os comparativos entre funções Lambda e funções tradicionais, você vai se surpreender com o quão simples é utilizar as funções Lambdas.
 

Vamos ver agora como criar uma função Lambda, é importante prestar atenção na sua estrutura.

Criação de uma função Lambda!

A criação de uma função Lambda é semelhante a criação de uma variável normal, lembrando de seguir a estrutura abaixo.

image.png

Está e a estrutura para criar uma função Lambda, simples não acha?

  1. Primeiramente passamos o nome 
  2. depois a palavra reservada Lambda
  3. Ai passamos os parâmetros
  4. Colocamos os dois pontos ( : ) para separar o parâmetro do retorno da função 
  5. Agora definimos qual será o retorno da função.

Veja abaixo alguns exemplos de criação de funções Lambda

# Printar Hello World 

hello_world = lambda nome : f'Hello World { nome }'
hello_world('Thanael')
#'Hello World Thanael'

# Potenciação

potencia = lambda num1, num2 : f'{num1} Elevado à {num2} é {num1 ** num2}'
potencia(4,3)
#'4 Elevado à 3 é 64'

Vamos ver agora alguns comparativos entre funções Lambda e funções Tradicionais!

image.png

Se mesmo com esse comparativo simples, eu ainda não consegui lhe convencer a usar Lambdas, veja abaixo outro comparativo utilizando utilizando estruturas de condições junto.

image.png


E então, você já conhecia esse método de criar funções?

  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...