Jump to content

Finanças com Python - Como obter dados de ações.


Thanael

Postagens Recomendadas

  • Pessoal da TecnoSpeed

Se você estuda sobre investimentos ou até mesmo já começou a investir em ações talvez já tenha se feito algumas destas perguntas abaixo.

"Como utilizar a programação na hora de estudar qual ação comprar ? "
"Como posso automatizar aquela filtragem inicial de ações que sempre consome muito tempo ?  "

 

Neste Post vou fomentar sua curiosidade mostrando como é simples e prático obter os dados de ações. 

Depois disso as possibilidade do que você poderá fazer com isso são inúmeras, desde verificar informações históricas, filtrar pelos indicadores e até mesmo criar gráficos para visualizar o comportamento da ação.
 


Passo a Passo de como realizar isso.

       1. Então como podemos obter os dados de ações ? 

Existem diversas bibliotecas que fornecem esses dados, uma delas e a que vamos utilizar neste Tópico é a yfinance que fornece os dados provindos do Yahoo Finance. Portanto antes de iniciar o desenvolvimento realize a instalação da biblioteca com o comando. 

pip install yfinance


       2. Vamos passar a ação desejada.

Para realizar isso basta executarmos o seguinte.

import yfinance as y
# Passar a ação desejada
acao = yf.Ticker("ODPV3.SA")

Neste exemplo quero visualizar os dados da ação ODPV3. Sugiro que você verifique como ela está dentro do Yahoo Finance, no meu caso está como ODPV3.SA.

   
   3. Como obter seus indicadores.

Para visualizar as informações gerais das ações basta executar o seguinte.

info = acao.info
print(info)

Este acao.info retorna um dicionário python contendo todas as informações da ação, este dicionário é bem extenso sugiro estudar ele visto que ele nós traz informações muitos relevantes como PegRatio, dividendYieldEnterprise Value (EV)EBITDA entre outras informações cruciais para calcular indicadores ou entender melhor sobre a empresa.

(Segue abaixo a imagem de uma parte deste Dicionário) 

image.png


   4. Obtendo histórico da ação.

Para visualizar as informações executamos o comando acao.history( ) no qual podemos passar um intervalo de datas, neste exemplo quero obter todo o histórico da ação.

hist = acao.history(period='max')

Seu retorno consiste em um DataFrame, veja como é sua visualização.
Lembrando que o valor ali está em R$ neste caso

image.png

 

   5. Agora com os dados em mão podemos fazer qualquer coisa haha 🤑

Como um exemplo do que podemos fazer irei mostrar um gráfico simples para verificar o histórico de cotações desta ação.

 image.png

 


As oportunidades do que se pode fazer com estes dados são muitas, portanto espero neste post ter despertado sua curiosidade para aplicar seus conhecimentos de programação nas mais diversas áreas como finanças por exemplo

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...