Jump to content

Conhecendo o Vagrant


Postagens Recomendadas

Conheça o Vagrant

Uma das frases mais famosas nos times de desenvolvimento é "na minha máquina funciona"? Por existirem diversos sistemas operacionais e versões diferentes alguns códigos funcionam em determinados ambientes e em outros não. Para solucionar esse proble apresento-lhe o Vagrant.

O Vagrant é uma solução de virtualização utilizada para montagem de ambientes virtuais, garantindo assim que o que for utilizado no desenvolvimento será o mesmo nos ambientes de testes, homologação e produção.

 

Conceito

O conceito do Vagrant é preparar todo o ambiente de execução para o seu aplicativo. desde sistema operacional, software bases, pacotes e etc, tudo isso via script. Toda vez que rodar o script o Vagrant conseguirá montar todo o ambiente novamente, com tudo prontinho para executar a aplicação.

 

Principais Componentes

Basicamente o Vagrant é composto por:

  • Box (caixa): Refere-se aos arquivos que contêm um sistema operacional com os pacotes básicos acompanhados,  é definido no inicio do projeto e o Vagrant faz o download da imagem do sistema e aplica a máquina virtual.
  • Provider (provedor):  é o responsável pela virtualização. O Vagrant é compatível com VirtualBox, VMWare, KVM e outros, como o Docker inclusive, que usa outra forma de virtualização, baseada em containers. O VirtualBox ja vem por default no Vagrant, para os outros precisamos de plugins.
  • Provisioner (provisionador):  sua função é automatizar o processo de configuração do ambiente, ele irá executar as tarefas no ambiente virtual assim que o sistema operacional estiver disponível.

Requisitos Básicos

O Vagrant está disponível para Windows, LInux e MacOS.

 

Vagrant vs Docker

Basicamente o Docker serve para gerenciamento de contâiners  e o Vagrant fornece ambientes de desenvolvimento por meio de múltiplos sistemas operacionais, a consistência é sua maior vantagem.

Já o Docker tem a vantagem de ser mais leve em comparação a máquinas virtuais.

Por isso é sempre bom analisar as vantagens e desvantagens na hora de escolher, se velocidade é mais importante do que compatibilidade o ideal é utilizar o Docker. Caso contrário, o Vagrant é a solução que se encaixa perfeitamente.

 

Referências:

https://e-tinet.com/linux/vagrant/

https://blog.mandic.com.br/artigos/devops-conhecendo-vagrant/

https://www.vagrantup.com/

  • Curtir 4
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...