Jump to content

Já ouviu falar do Scrum solo?


Postagens Recomendadas

Scrum solo
Processo de software para desenvolvimento individual

Olá Dev, tudo bem?

Aumentar a produtividade individual é um assunto rotineiro na jornada profissional do desenvolvedor. Mas e se você estiver atuando sozinho em um projeto? Como se organizar pra dar vazão em todas as tarefas? Se esse for o seu caso, tenho uma dica, já ouviu falar do Scrum solo? 

Os pesquisadores Alexandre L´Erario , Tiago Pagotto e os demais colabores do LABINOV, desenvolveram um trabalho científico sobre o processo de software para desenvolvimento individual. E o mesmo foi publicado na 11ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información, entre 15 e 18 de Junho de 2016, em Gran Canaria,  Espanha. 

Resumo 

No Brasil existem muitas microempresas de software com um único desenvolvedor (desenvolvedor solo). Em pesquisa realizada pela Secretaria de Política de Informática do Ministério de Ciência e Tecnologia foi apontado que cerca de 60% das empresas de software consolidadas no mercado, iniciaram suas atividades com somente um desenvolvedor. Em sua maioria, estes desenvolvedores individuais não utilizam, formalmente, um processo de software. Neste ponto, este trabalho tem como objetivo apresentar um processo que possa ser usado de maneira formal por estes desenvolvedores solo – o Scrum Solo. Inicialmente, o procedimento definido foi experimentado no desenvolvimento de software para o Laboratório de Inovação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Posteriormente, vários alunos desfrutaram do Scrum Solo para a elaboração de seus trabalhos de conclusão de curso. Atualmente, muitas empresas que trabalham com o desenvolvimento individual se beneficiam do processo retratado neste documento.

Acesse o artigo completo em: https://engenhariasoftware.files.wordpress.com/2016/04/scrum-solo.pdf

Referência

PAGOTTO, Tiago et al. Scrum solo: Software process for individual development. In: 2016 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). IEEE, 2016. p. 1-6.

  • Curtir 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...