Jump to content

Ferramentas de desenvolvimento Low Code


Postagens Recomendadas

  • Administradores

Nos últimos anos o uso de soluções Low-Code ou No-Code vem crescendo bastante, fazendo com que o uso de aplicações deste tipo esteja a cada dia mais presente nos negócios.

image.png

Estas soluções se posicionam, em sua maioria, como ferramentas para o desenvolvimento de aplicações para automatização de áreas internas de um negócio, atuando fortemente na transformação digital das empresas.

Existem inúmeras ferramentas que atuam hoje nesta linha de desenvolvimento, mas quero falar em especial de algumas que me chamaram a atenção recentemente: ToolJet, ReTool e AppSheet.

ToolJet

A ToolJet é um framework open-source para construção de aplicações internas voltadas à automatização de processos internos de uma empresa.

image.png

Ela é uma solução bem completa, com uma interface gráfica muito boa, que permite a criação de aplicações bastante personalizadas. Além disso, o conjunto de integrações disponível é bem variado:

image.png
 

image.png

A ToolJet é uma ferramenta que permite maior personalização e possui recursos que podem agradar desenvolvedores que gostam de ter mais controle sobre o que está acontecendo, não sendo tão caixa preta assim. Em termos de ferramenta Low Code, ainda que ela faça muito do trabalho, podemos dizer que é uma ferramenta que permite o desenvolvedor ir mais fundo no código que está sendo criado e colocar um pouco mais a mão na massa.

 

AppSheet

image.png

Do outro lado da moeda temos a AppSheet, que é uma ferramenta muito mais de No-Code do que Low-Code, uma vez que com ela você praticamente não escreve nenhum código, com exceção de algumas fórmulas.

A AppSheet foi recentemente comprada pelo Google e seu forte é a transformação de planilhas em aplicações web ou mobile. Apesar de possuir uma integração muito forte com as planilhas do Google, ela também possui um suporte variado a outras fontes de dados, como bancos de dados.

image.png

A grande vantagem da AppSheet é como você consegue construir rapidamente soluções baseadas em planilhas, e a área de templates de aplicações nos dá uma visão geral de tudo que pode ser feito com esta solução. Se você precisa de algo rápido e sem muita personalização, é a ferramenta ideal.

 

ReTool

Por fim, a ReTool é uma solução que parece entregar tanto uma personalização mais detalhada, aos moldes da ToolJet, mas sem perder a agilidade e facilidade de uso similar à da AppSheet.

image.png

A interface gráfica da ReTool é bastante simples, mas ao mesmo tempo bastante poderosa. E suas integrações também não deixam a desejar, suportando também as planilhas do Google, entre outras fontes:

image.png

Assim como a AppSheet, ela também possui uma central de templates onde você pode se inspirar para criar suas aplicações. Outro destaque é o conjunto extensivo de componentes e integrações, que permitem uma grande flexibilidade para o desenvolvedor.

 

Conclusão 

Apesar do mercado Low Code estar em alta, é importante relembrar que o uso de soluções deste tipo é mais voltado à automatização de processos internos do que para a construção de produtos, em especial produtos que demandam alta escala e grande volume de usuários e requisições. Se você precisa disso, talvez o melhor caminho ainda seja as boas e velhas linguagens de programação. 

Porém, vemos que existe um grande mercado em torno destas ferramentas e o uso destas soluções tende a fazer cada vez mais parte do dia a dia dos desenvolvedores.

E você, recomenda alguma solução Low-Code?

  • Curtir 6
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 9 months later...

Ferramenta low code que recomendo bastante é o Oracle APEX. Trabalho com ela há 2 anos e ainda não vi opção melhor para desenvolver rapidamente aplicações WEB pequenas ou de médio e até grande porte. Possui uma versão Cloud completa com 2 banco de dados Autnoumous gratuitos de 20GB cada um.

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...