Jump to content

O que te impede de alcançar seus objetivos?


Postagens Recomendadas

Olá Pessoal!!!! Tudo bem?? 😀

Algo que aprendi há algum tempo é que, antes de iniciar um projeto, precisamos avaliar se temos os recursos necessários para avançar e finalizar o objetivo.

Eu gosto muito de estruturar meus projetos, planejar, estabelecer metas e prazos, pois esses passos me ajudam a tomar decisões mais conscientes.
Mas algumas vezes, mesmo tendo as ferramentas necessárias, sinto que, pessoalmente, não tenho condições de evoluir. Acontece com vocês? 🤔

É muito importante entender se os impedimentos que acreditamos existir são barreiras reais, que precisam ser removidas ou contornadas, ou se são barreiras mentais, como insegurança, por exemplo. As barreiras mentais precisam ser identificadas e vencidas. 

Britney Spears Thinking GIF by MOODMAN

Outro dia estava refletindo sobre a síndrome do impostor e a necessidade de afirmação e validação, fiz algumas conexões e gostaria de compartilhar com vocês!

Ao longo da nossa história vamos aprendendo que ter ousadia é muito importante no nosso processo de aprendizagem, pois, enquanto vivenciamos algo, na experiência, aprendemos muito e rápido.

É muito comum e natural não termos todo o necessário para realizar algo quando iniciamos um processo, mas o caminho percorrido vai contribuir para que a evolução aconteça, e quando chegarmos ao final, no mínimo teremos aprendido muito! Estaremos um pouco mais preparados para o próximo desafio.

É um problema quando nossa insegurança nos impede de iniciar algo, pois deixamos de viver uma experiência que poderia nos moldar.

scared fraidy cat GIF

Vou contar uma simples experiência profissional que gerou alguns aprendizados. 👀

No final de 2019 o aumento no consumo de papel A4 no administrativo me chamou atenção e começou a me incomodar. Percebi que o aumento ocorreu em função da necessidade diária de imprimir extratos bancários, notas fiscais e comprovantes de pagamentos para envio à contabilidade. Convidei o responsável pelas atividades para avaliarmos juntos a possibilidade de digitalizar o processo e extinguir as impressões.

Na ocasião as dificuldades e empecilhos pareceram muitos e julgamos não ter maturidade de processo suficiente para a mudança.

Alguns meses depois a pandemia chegou e sem qualquer planejamento, de um dia para o outro passamos a trabalhar em home office e a digitalização dos processos foi um dos impactos imediatos.

Working Late Home Office GIF by Afternoon films

É claro que não foi fácil, tivemos que nos reinventar, fazer ajustes ao longo do caminho, aprender rapidamente, mas as vantagens foram enormes e os resultados alcançados superaram nossas expectativas.

Aquela expressão “ou vai ou racha” fez todo sentido pra mim! Sem o empurrãozinho da pandemia, será que teríamos saído do lugar?

Ficar paralisado diante de algumas possibilidades pode impedir nosso crescimento profissional e pessoal. Não é possível mensurar o que deixamos de experimentar ou amadurecer por não ousar mais.  

É muito bom quando podemos contar com a validação de alguém que confiamos. Às vezes tudo o que precisamos é ouvir: Você consegue! Você é capaz! Estou com você nessa!
Mas nem sempre isso é possível e precisaremos de um pouco de fé em nós mesmos, ou que venha uma pandemia.

Baby Success GIF

E você, o que acha disso tudo? Me conta aqui! 😉🤗

  • Curtir 4
  • Amei 5
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Eu tenho um exemplo igual ao seu Daiane. Na empresa que eu trabalhava quando a pandemia veio acontecia justamente isso: processo muito manual, quantidade elevada de impressões (a gente utilizava papel de rascunho, mas mesmo assim era bastante coisa impressa) e a vontade de tornar tudo digital era grande mas os empecilhos eram maiores ainda! Quando a pandemia nos obrigou a tornar tudo digital e largar o papel o processo ficou muito mais simples do que era anteriormente e mais rápido também! Além disso a quantidade de erros que aconteciam também diminuiu. 

Para mim a reflexão que fica de tudo isso é que as vezes pensamos muito no que vamos perder com as mudanças sendo que o foco deve ser os ganhos que vamos obter.

E claro, a síndrome de impostor tem um grande papel nesse medo de mudar!

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
  • Quem está online   0 Membros, 0 Anônimos, 29 Visitantes (Ver lista completa)

    • There are no registered users currently online


×
×
  • Create New...