yurichris99 Posted May 11, 2022 Share Posted May 11, 2022 Boa tarde gente, tudo bem? Estou tentando automatizar um tratamento de dados com pandas no python. Anexei dois arquivos: um que eu baixo de uma ferramenta e outro com os dados já tratados manualmente. Basicamente o que ocorre é que preciso manter três colunas (podem ignorar a coluna de app ID): termos, posição e data. Termos: são as palavras que vêm na primeira coluna da base de dados; Posição: são os número que aparecem abaixo das colunas com nomes de datas; Datas: são os cabeçalhos com nomes de datas (ex: 2022-05-03) Tratamento: O que eu preciso é reformular a base de dados de modo que as datas não sejam mais colunas, e sim linhas em uma coluna chamada "datas"; existe para cada uma das datas todos os termos da primeira coluna (ou seja, se houvessem 3 datas, os dados da coluna termos se repetiriam 3 vezes); enquanto os dados de posição devem ficar alinhados com a sua data e seu termo correspondentes. Qualquer coisa que não tenha ficado clara, é só avisar! Agradeço a todos! :) Sensor_Tower_App_Intel_Keyword_Rankings_com.privalia.br_Daily_2022-04-18_2022-05-08.csv tratados - Página1.csv Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pessoal da TecnoSpeed Thanael Posted May 17, 2022 Pessoal da TecnoSpeed Share Posted May 17, 2022 Olá Yuri, tudo bem? Pelo que entendi você deseja transformar a coluna Data para que ela seja o index correto? Caso seja isso basta fazer.. import pandas as pd # Ler o arquivo csv df = pd.read_csv('tratados.csv') # Remover a coluna app id df.drop(columns=['app id'],inplace = True) # Transformar a coluna data em index df.set_index('data') Que o resultado será o seguinte: Caso você queira que ainda exista a coluna data, basta substituir o df.set_index('data') pelo trecho abaixo. # Transformar a coluna data em index df.index = df['data'] Acredito que seja isso que deseja fazer, caso contrário fico a disposição para quaisquer dúvidas 👍 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
yurichris99 Posted May 18, 2022 Author Share Posted May 18, 2022 Cara, acabei conseguindo resolver com alguns loops, mas muito obrogado pela contribuição, talvez eu até use! kkkkk 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts