Jump to content

Passos simples para aumentar sua segurança na internet


Postagens Recomendadas

Oi pessoal,

Escrevi esse texto para compartilhar algumas práticas simples de segurança que utilizo para me manter mais seguro online, acredito que apesar de simples, esses pequenos passos que podemos utilizar para ir melhorando nossa segurança podem ser muito úteis, visto que casos como vazamentos de dados, por exemplo, estão cada vez mais comuns e todos podemos estar sujeitos à isso.

 

1. Não reutilizar senhas

    É bem comum utilizarmos a mesma senha em vários sites por questão de facilidade. Essa prática pode ser muito prejudicial para nossa segurança, pois, caso alguma dessas contas seja comprometida, todas as outras contas também ficarão vulneráveis à possíveis invasões pois utilizam a mesma senha.
    Para minimizar esses riscos, é interessante manter uma senha única para cada login criado, pois dessa forma, além de manter seus logins mais seguros, em situações de vazamento de dados não será preciso alterar todas as suas senhas, apenas as que possam ter sido comprometidas pelo vazamento.

2. Utilizar um gerenciador de senhas
    
    Quando você começar a utilizar uma senha única para cada conta, perceberá que é quase impossível se lembrar de todas elas de cabeça. Para resolver esse problema, é interessante utilizar um gerenciador de senhas, onde você poderá cadastrar todos os seus logins para não precisar lembrar deles, dessa forma, a única senha importante que você precisará lembrar será a do próprio gerenciador.
    Existem diversos gerenciadores de senhas, como por exemplo o Bitwarden. Todos eles têm praticamente as mesmas funcionalidades e objetivos, o que mais vai mudar de um para o outro será o preço do plano e quais funcionalidades são liberadas gratuitamente.

3. Ativar a autenticação por dois fatores nas contas principais

    Para melhorarmos ainda mais a segurança das nossas contas online, é muito importante ativarmos a autenticação de dois fatores (ou 2FA) senão em todas, pelo menos nas principais contas, como por exemplo no gerenciador de senhas e no e-mail principal.
    O 2FA consiste basicamente em uma etapa a mais de segurança ao realizar o login, ou seja, além de você precisar utilizar a sua senha ao entrar, você também precisará informar um código único ou clicar em um link (geralmente enviado por e-mail) para autorizar o acesso à sua conta. Dessa forma, caso sua conta caia em algum vazamento, o 2FA conseguirá manter sua conta mais segura, pois além de precisar ter a senha da conta, a pessoa invasora precisará ter em mãos essa informação adicional para conseguir realizar o login e de fato invadir a conta.
    Ao definir o 2FA na sua conta você poderá escolher entre algumas opções como receber um código via e-mail, SMS ou através de um aplicativo autenticador. Também é possível, mas não muito comum, definir o 2FA através de algum hardware, utilizando uma Yubikey ou similares, por exemplo.
    Ao definir o 2FA na sua conta, é muito importante salvar os códigos de backup fornecidos, pois caso você perca acesso ao aplicativo autenticador ou não consiga mais receber os códigos, é utilizando esses códigos de backup que o acesso à conta será realizado. Caso contrário, você poderá permanentemente perder o acesso da conta.


4. Utilizar ferramentas online para ajudar a se manter seguro

    Além desses passos simples, porém efetivos, podemos fazer uso de algumas ferramentas que podem nos ajudar ainda mais a nos mantermos seguros na internet. Vou listar aqui algumas ferramentas interessantes e que podem ser úteis para nossa segurança:


Haveibeenpwned: Ferramenta onde você pode consultar se seu e-mail já esteve em algum vazamento de dados, inclusive você pode se inscrever para receber notificações de futuros vazamentos que podem comprometer seu e-mail;


Haveibeenpwned Passwords: Parecido com a ferramenta citada acima, porém aqui você pode consultar senhas que já foram comprometidas em vazamentos de dados;


How secure is my password: Ferramenta que mostra quanto tempo levaria para um computador craquear sua senha. Além disso, mostra diversos insights e dicas sobre como criar senhas seguras.
 

 

Espero que essas práticas possam ser úteis para você, assim como são para mim. Caso tenha alguma dúvida ou contribuição à fazer, só deixar um comentário. Obrigado! 🙂

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...