Jump to content

Flight levels - Você já ouviu falar ?


Luan Victor Mileski

Postagens Recomendadas

Recentemente participando do evento Agile Brazil 2021 me deparei com a seguinte palestra:

Flight Levels - The Organisation's missing link to Business Agility

Automaticamente o tema me chamou atenção, afinal, eu nunca tinha ouvido falar sobre e a palestra era uma das mais aguardadas do evento, mais de 400 pessoas acompanhando e Klaus Leopold, autor do modelo, estava lá para falar sobre ele. Logo fiquei aliviado pois o modelo é recente, criado em 2019 mas que só tomou proporções mundiais entre 2020 e 2021 devido as mudanças organizacionais que a pandemia trouxe.

Resumo da história, o modelo é extremamente interessante e venho compartilhar um pouco sobre ele.

Flight Level 1

Este é o nível de operação do voo, com foco nos times/áreas de desenvolvimento de produtos e/ou serviços. Normalmente, é neste nível que ainda hoje se concentram as transformações e mudanças da empresa.

Com o pensamento e o olhar de Flight Levels, é preciso iniciar a compreensão e entendimento sobre as dependências existentes entre os times para esse nível.

Flight Level 2

Neste nível temos a coordenação como foco, trazendo um olhar de colaboração, comunicação e coordenação que acontecem entre as partes que atuam em diferentes etapas do processo, de ponta a ponta.

É neste nível que pode emergir a gestão de portfólio. E é aqui que dependências entre as áreas são mais identificadas e tratadas.

Flight Level 3

Este é o nível de voo mais alto, trazendo a visão de uma gestão estratégica de portfólio. Ele tem o foco no alinhamento entre a priorização das iniciativas (projetos, produtos e serviços) e o direcionamento estratégico da organização.

O C-Levels, diretorias e gerências aqui também se tornam Agile, isto é, verdadeiramente adaptável à realidade do mercado e dos consumidores.

As 5 atividades para cada nível de voo

O modelo de pensamento Flight Levels não foca no método ou framework que seus times/áreas utilizam. Mas sim na contínua otimização da cadeia de valor, ao invés das otimizações locais.

O modelo sugere a aplicação de 5 atividades principais, são elas:

  • Visualizar a situação
  • Criar foco
  • Estabelecer interações ágeis
  • Medir o progresso
  • Operar e melhorar.

Você precisa aplicar estas 5 atividades em todos os diferentes níveis de voo. Embora seja simples, há muitos elementos a serem considerados. Pois o uso deste modelo de pensamento leva a uma mudança cultural importante e profunda.

Com isso, poderão surgir resultados a médio e longo prazo, guiando a empresa a uma melhor adaptação a mudanças de mercado. Alcançando isso, a empresa começa a trilhar realmente um caminho para o Business Agility.

O-que-e-Flight-Levels-e-como-pode-ajudar-nos-resultados-1-800x800.jpg

  • Curtir 4
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Quem está online   0 Membros, 0 Anônimos, 29 Visitantes (Ver lista completa)

    • There are no registered users currently online


×
×
  • Create New...