Jump to content

F.A.Q - API Pix Tecnospeed (MVP)


Karina Harumi

Postagens Recomendadas

  • Administradores

Tópico originalmente criado por: @lucas.gusmao

Olá Desenvolvedor, bom dia! Como vai?

Hoje fizemos o lançamento oficial do nosso MVP do PIX e, logo abaixo, vou tirar algumas dúvidas sobre o projeto! Caso ainda fique algum ponto, fique a vontade para comentar neste post, ou então criar um post novo aqui no fórum mesmo.

1. Quais métodos estão disponíveis no MVP?

R: Atualmente, você pode fazer o registro do PIX no banco, consultar o status do pagamento do mesmo, fazer a impressão (QRCode dinâmico e estático) e configurar o envio de Webhooks para automatizar o processo de cobrança. Para verificar todos os métodos da nossa API, você pode acessar a nossa documentação completa 103.

2. Quero registrar o meu PIX usando o ambiente do banco, como faço?

R: Para registrar o PIX diretamente no banco, é necessário que o correntista entre em contato com o seu gerente de cash management e solicite o acesso à API do PIX junto ao banco. O gerente vai encaminhar as credenciais para consumir a API (geralmente são: client_it, client_secret e api_key) que deverão ser configurados em nossa API.

3. Com quais bancos a API da Tecnospeed está integrado?

R: Atualmente a nossa API está integrada com a API do Itaú para fazer o registro dos PIX. Está previsto para a primeira quinzena de Fevereiro a integração com o Banco do Brasil.

4. Quero usar a API da Tecnospeed, mas não tem o banco que eu preciso, o que fazer?

R: A integração com o banco necessita de um correntista para poder fazer o consumo das APIs. Caso possua um banco que não está na nossa lista, basta solicitar a liberação junto ao gerente (descrito no passo 2) e nos encaminhar as credenciais. A homologação será feita sem custos.

5. Não tenho conta em nenhum banco, mas quero usar a API da Tecnospeed, como faço?

R: Você pode utilizar o nosso ambiente de Sandbox! Esse ambiente é uma cópia do ambiente real, mas que não possui o registro no banco. Com isso, você pode testar todos os métodos e conhecer a integração, deixando o seu cenário preparado. Para utilizar o nosso ambiente de Sandbox, basta fazer o download da nossa collection do postman, clicando aqui 36.

6. Estou com dificuldades em fazer a integração, mas não sei onde pedir suporte, como faço?

R: Nesse primeiro momento, em que estamos trabalhando com um MVP, o suporte será feito através da plataforma do HUB. Basta comentar nesse post ou criar um post novo na sessão da Fintech 13, que você será respondido pelos nossos desenvolvedores.

7. Estou interessado na aquisição da API, como funciona o modelo comercial?

R: O nosso modelo comercial ainda está em definição, porém, em breve teremos novidades. Por hora, o nosso ambiente do MVP estará aberto (e de forma gratuita) até o dia 05/02.

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores

Comentário originalmente feito por: @lucas.gusmao

 

Você pode fazer a chamada através da seguinte URL -> http://a47d737df99d09c13.awsglobalaccelerator.com/

Ela é temporária! No mês que vem vamos definir o domínio e atualizaremos a nossa documentação.

Obrigado pela informação e qualquer dúvida estamos disponíveis!
Obrigado!

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores

Comentário originalmente feito por: sandropascoal

Lucas, pode confirmar se entendi certo o processo que li na documentação?

O POST “Criar PIX dinâmico” é uma transação onde o “payerCpfCnpj” está fazendo um CRÉDITO em favor do “accountId”, e, esse “accountId” deve estar cadastrada em “accounts”.

Se meu cliente, que usa meu ERP, quiser receber um valor ref a uma NFe emitida, o destinatário da NFe será o “payerCpfCnpj” e a “accountId” é a conta do cliente ERP.

O inverso, se meu cliente ERP for fazer um pagamento para um fornecedor, o “payerCpfCnpj” é o CNPJ do cliente ERP e o “accountId” é da conta do fornecedor cadastrada em “accounts”

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores

Comentário originalmente feito por: @lucas.gusmao

Olá Sandro, boa tarde! Como vai?

É isso mesmo, você entendeu o processo corretamente! O payerCpfCnpj é quem vai realizar o pagamento do PIX (QRCode) e o accountId é a conta de quem vai receber o crédito na conta.

Qualquer dúvida estamos a disposição,
Obrigado!

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores

Comentário originalmente feito por: @lucas.gusmao

Olá Wendell, boa noite! Como vai?

Estamos estudando o modelo comercial e em breve teremos novidades. Como participantes do grupo piloto, vocês receberão a informação em primeira mão.

Qualquer dúvida estou a disposição,
Obrigado!

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores

 

Comentário originalmente feito por: @lucas.gusmao

Boa noite Matheus, como vai?

Em resumo, ele é o gerente de relacionamento do correntista! Ele é responsável pela identificação e oferta de serviços financeiros do banco para o correntista, que vão de encontro com as necessidades do negócio.

Qualquer dúvida estou a disposição,
Obrigado!

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores

Comentário originalmente feito por: sandropascoal

Obrigado Lucas.
Bom, então consigo fazer pagamentos e recebimentos dependendo de quem eu colocar como cpf/cnpj pagador e a account recebedora, certo?

Agora fiquei com outra dúvida.
Você respondeu para o Daniel_Barzilay que por hora a API só pode ser usada para recebimento através do PIX.
Link da resposta para o Daniel: Transferencia e pagamento PIX 
Consigo fazer as duas operações?

Na página “Exlicando cada passo”, o “3-Cadastrar uma company”, entendi que essa “company” é o meu cliente do ERP.
Vou cadastrar as “accounts” desta company.
Uma vez cadastrada posso usar o endpoint “Criar PIX dinâmico” manipulando quem será o pagador “payerCpfCnpj” e o recebedor “accountId”.
É isso?

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores
Agora mesmo, Karina Harumi disse:

Comentário originalmente feito por: sandropascoal

Obrigado Lucas.
Bom, então consigo fazer pagamentos e recebimentos dependendo de quem eu colocar como cpf/cnpj pagador e a account recebedora, certo?

Agora fiquei com outra dúvida.
Você respondeu para o Daniel_Barzilay que por hora a API só pode ser usada para recebimento através do PIX.
Link da resposta para o Daniel: Transferencia e pagamento PIX 
Consigo fazer as duas operações?

Na página “Exlicando cada passo”, o “3-Cadastrar uma company”, entendi que essa “company” é o meu cliente do ERP.
Vou cadastrar as “accounts” desta company.
Uma vez cadastrada posso usar o endpoint “Criar PIX dinâmico” manipulando quem será o pagador “payerCpfCnpj” e o recebedor “accountId”.
É isso?

Comentário originalmente feito por: leandro

pelo que entendi, a api não realizará a movimentação financeira em si, servirá apenas para gerar a transação, a outra parte ainda terá que realizar o pagamento através de app, ou seja não servirá para automatizar o pagamento de fornecedores, apenas para o recebimento.

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores

Comentário originalmente feito por: @lucas.gusmao

Olá pessoal, bom dia!

Sobre a dúvida quanto aos pagamentos, como disse, não é uma obrigação que os bancos liberem isso. Sendo assim, nessa primeira fase, a API não possuirá essa rotina.

De toda forma, caso os bancos liberarem essa rotina, certamente a nossa API vai contemplar esse recurso! Estamos estudando a integração com o Itaú e vimos que eles já tem essa API disponível, porém, o Banco do Brasil não tem (pelo menos, não está disponível em suas documentações).

Então, existe a possibilidade de ser um recurso não aplicável para todos!

@sandropascoal, sobre sua segunda dúvida, a respeito do cadastro de companym ela é o seu cliente do ERP mesmo, ou seja, o estabelecimento. Uma company pode ter vários accounts (um estabelecimento recebe pagamentos no BB e no Itaú, por exemplo), então o campo accountId é usado para que você faça essa identificação.

Qualquer dúvida estou a disposição,
Grande abraço!

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores

Comentário originalmente feito por: @lucas.gusmao

Olá Alfeu, boa tarde! Como vai?

Durante o mês de Fevereiro faremos algumas alterações no ambiente de Sandbox, e até o fim do mês, estes cadastros estarão disponíveis!

Qualquer dúvida estou a disposição,
Obrigado!

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores
Agora mesmo, Karina Harumi disse:

Comentário originalmente feito por: @lucas.gusmao

Olá Alfeu, boa tarde! Como vai?

Durante o mês de Fevereiro faremos algumas alterações no ambiente de Sandbox, e até o fim do mês, estes cadastros estarão disponíveis!

Qualquer dúvida estou a disposição,
Obrigado!

Comentário originalmente feito por: murilo

Estou fazendo a seguinte requisição:
curl --location --request POST ‘http://a47d737df99d09c13.awsglobalaccelerator.com/oauth2/token
–header ‘Content-Type: application/x-www-form-urlencoded’
–header ‘Authorization: Basic bXVyaWxvQGNvbmNlcHRhdXRvbWFjYW8uY29tLmJyOmNvbmNlcHQ2NzQw’
–form ‘grant_type=“client_credentials”’
–form ‘role=“software_house”’

e obtenho o retorno
{
“code”: 500,
“message”: “internal server error, try again later”
}

talvez eu possa estar enviando alguma coisa errada, mas a api não deveria tratar o erro? Está retornando 500 internal server error, creio eu que seja uma exception não tratada, pro lado de quem consome a api é muito ruim pq eu não fico sabendo qual o problema.

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores
Agora mesmo, Karina Harumi disse:

Comentário originalmente feito por: Sato

Olá, com respeito ao tempo de validade de uma cobrança PIX. Ela expira em quanto tempo e qual o tempo máximo em que ela pode ficar vigente?

Comentário originalmente feito por: @lucas.gusmao

Olá Sato, boa tarde! Como vai?

O QRCode dinâmico possui um campo onde você informa a data de expiração do mesmo. Além dele, existe um campo onde você pode informar a data de vencimento (ambos são opcionais, mas, caso informados em conjunto, a data de expiração deve acompanhar a data de vencimento. Sendo assim, é você quem vai determinar esse tempo de vigência. (não há uma definição no manual sobre um prazo máximo)

Já no QRCode estático essa opção não existe! Uma vez gerado, ele pode ser gerado permanentemente e aceita múltiplas transações. Seu uso não é recomendado caso você queira ter um controle dos pagamentos mais refinado no seu ERP.

Qualquer dúvida estou a disposição,
Grande abraço!

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores

Comentário originalmente feito por: elijah.junnior

 

Estou tentando consumir o serviço ‘companies’ mas só recebo o retorno ‘internal server erro’

Codigo:

Dim client = New RestClient("http://a47d737df99d09c13.awsglobalaccelerator.com/companies")

Dim request = New RestRequest(Method.POST)

request.AddHeader("Authorization", $"Bearer eyJhbGciOiJIUzI1NiIsInR5cCI6IkpXVCJ9.eyJ1c2VyIjp7InVzZXJJZ" +
    "CI6ImFhOTJhMDRjLTlmY2QtNDkyZi04ZjAwLTg5Yjg3N2YxYzczYiIsImVtYWlsIjoiZWxpYXNAZ28yc2lzdGVtYXMuY29tLmJ" +
    "yIiwieF9hcGlfa2V5IjoiYWIwYmQ0YWJlNzY2NmNjNTE4MzI4NDA0ZTg4ZTY1ZDMiLCJjcmVhdGVkIjoxNjEyNDYxNzIyODgxfS" +
    "wiaWF0IjoxNjEyNDYxNzIyfQ.9B6kGPIW2Oj8ykbCxZtuwk-FfBdCmRDoap3nlcFYYPs")

request.AddHeader("content-type", "application/x-www-form-urlencoded")

request.AddParameter("application/x-www-form-urlencoded", "grant_type=client_credentials&role=software_house", ParameterType.RequestBody)

Dim csEmpresa As New TSP.Empresa With {
    .name = "BARBARA E ERICK FERRAGENS ME", .cpfCnpj = "74816061000168",
    .email = "suporte@rebecaerayssafotografiasltda.com.br", .zipcode = "24350290",
    .city = "Niteroi", .state = "RJ"
}

request.AddParameter("application/json", JsonConvert.SerializeObject(csEmpresa), ParameterType.RequestBody)

Dim response = client.Execute(request)

If response.IsSuccessful Then

    Dim a = response.Content.ToString()

Else

    Dim csErro As TSP.MessageErro = JsonConvert.DeserializeObject(Of TSP.MessageErro)(response.Content.ToString())

    Throw New Exception(csErro.message)

End If

 

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores

Comentário originalmente feito por: @lucas.gusmao

Olá @elijah.junnior, como vai?

Sobre a documentação, provavelmente ela deu erro pois não está com o domínio pronto! Estamos trabalhando para adicionar um domínio para a nossa solução e, logo logo, você poderá acessá-la por HTTPS (assim como as chamadas da API).

Sobre o seu erro, nossa equipe já investigou e corrigiu o motivo do erro. Se possível, faça um novo teste e verifique se o problema persiste.

Qualquer dúvida estou a disposição,
Obrigado!

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Administradores

Comentário originalmente feito por: elijah.junnior

Sim eu refiz os testes, agora já estou conseguindo realizar os consumos. Acredito que o problema tenha sido a minha implementação, fiz algumas alterações e tudo passou a funcioanar

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...