Jump to content

Robert Souza

Membros
  • Contagem de Conteúdo

    4
  • Ingressou

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Robert Souza ganhou o dia em Outubro 30 2023

Robert Souza teve o conteúdo mais curtido!

Informações Pessoais

  • Cidade
    Belo Horizonte
  • Estado
    Minas Gerais (MG)

Clientes & Parceiros

  • Você é um cliente TecnoSpeed?
    Não
  • Você é um parceiro da Casa do Desenvolvedor?
    Não

Visitantes Recentes do Perfil

O bloco de visitantes recentes está desativado e não está sendo mostrado a outros usuários.

Conquistas de Robert Souza

5

Reputação na Comunidade

1

Community Answers

  1. Segue um exemplo que pode contribuir na sua solução, evidentemente que é algo bem pontual e você precisa aplicar no seu ambiente, inclusive escolhendo a linguagem que você tem mais vivencia ou que funcione melhor a depender do volume de dados a ser tratado. function formatarTelefone($telefone) { // Remove caracteres especiais $telefoneLimpo = preg_replace('/[^0-9]/', '', $telefone); // Verifica se o número tem um DDD válido (dois dígitos) e pelo menos 8 dígitos adicionais if (strlen($telefoneLimpo) == 10) { // Adiciona o código do país e o dígito 9 return '55' . substr($telefoneLimpo, 0, 2) . '9' . substr($telefoneLimpo, 2); } // Retorna null se o número não for válido return null; } // Exemplos de uso echo formatarTelefone("1189076547") . "\n"; // Deve retornar 5511989076547 echo formatarTelefone("(11) 8907-6547") . "\n"; // Deve retornar 5511989076547 echo formatarTelefone("86547398") . "\n"; // Deve retornar null, pois não tem DDD
  2. Criar uma rede social pode ser algo bem complexo e definir os requisitos da rede social pode impactar diretamente na escolha das linguagens, digo até que mesmo tentando simplificar trazendo o Javascript e o PHP, como é feito no meu site pessoal, Robert Souza, pode trazer a uma generalização errônea da definição da Stack. Redes sociais são projetos complexos e seus requisitos também são, dessa forma, a Stack é dinâmica e cada funcionalidade pode exigir uma linguagem diferente, no Facebook, por exemplo, foi necessário ir além, eles desenvolveram uma linguagem de programação própria, o Hack, para o atender as necessidades da plataforma. Mas também é utilizado Python, Erlang, C++ e até Haskell. Entendo ser algo acadêmico, e podemos simplificar na Stack MERN: MongoDB, Express, React e Node.js. É totalmente possível e atual criar uma rede social utilizando essa Stack, mas isso, como dito antes é resumir de mais a complexidade do tópico.
  3. É muito pertinente abordarmos aqui a questão do ataque de código via QrCode, que se assemelha aos golpes como o GoPix em vários aspectos, principalmente na exploração da confiança e na manipulação de informações durante transações financeiras. Assim como nos golpes com QR Code, os criminosos do GoPIX se aproveitam da facilidade e rapidez das transações digitais para redirecionar pagamentos, utilizando para isso técnicas de engenharia social e malwares. A Kaspersky trouxe uma matéria bem interessante sobre o assunto.
  4. Realmente, você trouxe pontos cruciais ao discutir sobre engenharia social e sua relevância assustadora no contexto atual de segurança cibernética. A habilidade dos atacantes de manipular comportamentos humanos e explorar nossas tendências naturais à confiança destaca a necessidade imperativa de conscientização e educação continuada em segurança. Para quem está interessado em compreender o impacto real da engenharia social e como ela pode ser utilizada para manipular e obter informações confidenciais, o filme "Takedown" é uma excelente escolha. Este filme baseia-se na história verídica de Kevin Mitnick, um dos hackers mais notórios dos Estados Unidos, e destaca suas habilidades em manipulação psicológica e invasão de sistemas computacionais. Para aqueles que desejam se aprofundar ainda mais no tema e entender as nuances e complexidades da engenharia social, recomendo a leitura de um artigo detalhado que escrevi para um blog sobre Engenharia Social. O material oferece uma visão abrangente, explorando não apenas os métodos e técnicas utilizados pelos engenheiros sociais, mas também as medidas preventivas que indivíduos e organizações podem adotar para se proteger.
×
×
  • Create New...