Jump to content

Postagens Recomendadas

O que é higiene cibernética?

Você deve estar se perguntando: o que a nossa rotineira higiene pessoal tem a ver com computadores?

Higiene cibernética é um conjunto de boas práticas de segurança essenciais para proteção da rede, dados pessoais e organizacionais. Assim como a higiene pessoal é indispensável para a manutenção da nossa saúde e nos proteger de doenças, a higiene cibernética é crucial para garantir a proteção contra ameaças como malware, ransomware e outros ataques maliciosos.

Por que adotar boas práticas de segurança?

Você sabia que grande parte dos incidentes de segurança ocorre pela falta das práticas de higiene cibernética? Imagine como seria mais fácil invadir uma casa sem câmeras, muros, e muito menos um portão ou uma porta com chave e cadeado. Nossa casa em questão, estaria muito mais segura se minimamente, tivéssemos todas essas proteções não é mesmo? Embora essas medidas não garantam 100% de segurança, certamente dificultariam invasões e nos dariam opções para nos proteger.

comoAssimAdmin123eUmaSenhaFraca

 

Agora que entendemos o conceito de higiene cibernética, vamos pensar em como essas práticas simples podem tornar uma infinidade de ativos, mais seguros.

Práticas de higiene cibernética

Você não precisa ter conhecimentos avançados sobre ferramentas de segurança ou nada do tipo para se proteger, assim como não precisa ser um agente do FBI para saber que ao sair de casa, convém trancar as portas e acionar o alarme. Vamos ver algumas práticas recomendadas:

  • Política de higiene cibernética: Documente e crie políticas de segurança dentro da organização, estabelecendo diretrizes, como a atualização de senhas fortes e verificação de vírus.
  • Ferramentas de segurança cibernética: Invista em ferramentas como software antivírus e antimalware, firewalls de rede e uma plataforma central para monitorar a segurança da organização. Essas ferramentas ajudam a detectar, bloquear e responder a ameaças.
  • Políticas de acesso: Estabeleça políticas de acesso que garantam senhas fortes e autenticação multifator para proteger e monitorar o acesso ao ambiente.
  • Proteção de endpoint: Garanta a proteção de dispositivos dos usuários finais, como desktops e smartphones, contra a instalação não autorizada de software malicioso.
  • Estrutura de segurança: Implemente estruturas seguras, como a implementação da ISO, que ajudam a definir e seguir práticas de segurança na organização.
  • Backup: Realize backups regularmente como parte de uma estratégia para manter um ambiente seguro.

Investir em higiene cibernética não é apenas uma medida de segurança, mas também uma estratégia inteligente de preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos seus ativos e informações, portanto, mão na massa! 

 

  • Curtir 3
  • Amei 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...