Jump to content

Iniciando em Python: Existe uma plataforma para desenvolver programas em Python, similar ao Delphi para Pascal?


MARCELO APARECIDO

Postagens Recomendadas

Pessoal, boa tarde;

Já programei em Clipper e posteriormente na linguagem Pascal, utilizando a plataforma Delphi. Mas isso faz anos. Desde então fiquei fora da programação. Agora me interessei por Python.

Veja se alguém de vocês pode me esclarecer uma dúvida, por favor.

Assim como o Delphi é uma plataforma para desenvolver sistemas na linguagem Pascal, a linguagem Python tem alguma plataforma para desenvolvimento? Para criação de telas e agilizar a criação de programas?

Desde já agradeço a todos.

Marcelo

 

 

  • Curtir 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Olá @MARCELO APARECIDO, tudo bem?

Eu também já programei em Clipper e vim do Delphi 7, fiquei anos fora da área e hoje estou desenvolvendo em Python, além de React JS e Native.

O Python é uma linguagem fácil de se entender os conceitos e fácil de programar, o que vai contar mesmo é a sua experiência na área, esse é o seu diferencial, penso que é uma ótima escolha, não pela facilidade mas pelo poder que o Python tem, dá para ir para a área de automação robótica de processos (RPA) tranquilamente.

Quanto a existência de uma IDE igual ao Delphi, não existe, o negócio é texto puro mesmo (como no Clipper), mas você tem Editores de Programas com vários recursos como o VS Code, Pycharm e outros que você pode usar como ferramenta de desenvolvimento.

Se você não quer continuar com o Delphi (reaprendendo várias coisas de forma mais moderna) siga com o Python que estará muito bem servido. Se for para WEB use Python com Django + React. Se quer programar para mobile indico o React Native que funciona em Android e iOS.

Espero ter ajudado.

Sucesso para você.

  • Curtir 1
  • Ajudou! 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Boa noite @Kleverson Cuzzuol Lopes

Obrigado pela resposta. Você me passou boas dicas.

Estou gostando do Python. Pelo que estou vendo, é uma linguagem simples de trabalhar e muito poderosa. 

Eu citei o Delphi na minha postagem porque depois que saí do Clipper que eu fazia tudo na "unha", e fui para o Delphi, onde eu montava as telas de uma forma mais simples, eu penso em programar em uma linguagem que tenha uma plataforma de desenvolvimento, que facilite o trabalho. Mas confesso que o Python, mesmo não tendo essa "plataforma" está me conquistando.

Gosto de programar para desktop. E pelo que já vi do Python, ele é uma boa opção para desktop também.

Mais uma vez, obrigado pelas dicas, valeu.

Marcelo

  • Curtir 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Casa do Desenvolvedor mudou o título para Iniciando em Python: Existe uma plataforma para desenvolver programas em Python, similar ao Delphi para Pascal?

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...