Jump to content

Delphi: Por que ocorre o erro 'Data Type is Unknown' ao salvar registros em uma tabela SQLite?


Mauricio Bomfim

Postagens Recomendadas

Prezados,

Tenho um campo SQLite com uma tabela com os campos ID-Integer-Autoincremento e Nome - Texto. Quando vou salvar os dados inseridos, aparece a seguinte mensagem: Firedac-Phys-SQLite: Parameter (ID) Data Type is Unknow. Hint: specific TFDParam. Data type or assign TFDParam value before prepare/execute call.

Alguém pode me ajudar?

  • Curtir 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Casa do Desenvolvedor mudou o título para Delphi: Por que ocorre o erro 'Data Type is Unknown' ao salvar registros em uma tabela SQLite?

seria interessante  vc sempre mostro algum codigo, sql etc .. usado.... ajuda mais!!!

todo sql é de fato "preparado" antes de ser executado, seja por vc ou pelo componente.

o datatype é o q define q dados serao armazenados no campo, e qndo nao sao explicitamente definidos no envio dos dados entao eles serao avaliados pelo mecanismo do DB para saber qual "sera o tipo de dados q esta sendo recebido"... normalmente acontece com valores numericos pela sua extensa faixa de valores, digo tamanho do dado a ser armazenado no db. com string tambem.

entao, ou vc "prepara" ou seu componente/classe o fará...   sqlxxxxx.PREPARE 

para paramentros mandatorios como ID (autoincremento ou qq outros...), é sempre interessante definir um valor padrao na tabela, assim vc evita muitos problemas com os valores minimos esperados.

para evitar alguns problemas tente definir os valores antes de executar o SQL

sqlxxxx.CampoY.asInteger := xx

sqlxxxx.PREPARE (forca a preparacao parametrizada por exemplo)

sqlxxxx.EXECUTE  (insert, delete updates )

 

  • Ajudou! 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...