Jump to content

Automatização de Processo com Python


Thiago Oliveira

Postagens Recomendadas

Boa tarde galera! Então, eu fiz a criação de alguns dashboards no PBI para a minha empresa, utilizando uma BD que é a extração de dados de um sistema padrão que utilizamos para gerenciamento de obras, a planilha sempre vem consolidada da mesma forma. 

Atualmente tenho feito a atualização semanal reextraindo os dados em uma nova planilha, e copiando e colando manualmente. Estava pensando se não havia uma forma de criação de automatização para fazer esse processo de consolidação dos dados na minha planilha fixa que utilizo como BD, sem ter que ter o processo manual de copiar e colar. 

 

Se sim, qual linguagem é mais indicada pra esse proceso? Python mesmo? Devo estudar quais processos pra conseguir a realização deste projeto?

 

Abraço galera. Obrigado. 

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Eu iria sugerir o Python. Eu sou suspeito em falar porque além de ser a primeira linguagem de programação que tive contato, tenho conhecimento mais avançado nela, amo esta linguagem e estou procurando me especializar nela.  Python é uma linguagem nova, possui sintaxes mais simples e intuitivas, é uma linguagem gostosa de programar e possui muitas bibliotecas internas e externas (Feitas por outros desenvolvedores) para resolver vários problemas, além do que é uma Linguagem de Programação Orientada a Objetos, o que torna tudo mais fácil.

No python, uma biblioteca que é bastante usada para extração e importação de dados de planilhas e arquivos semelhantes como .odt, .xls, .csv ... é a biblioteca "panda".

Link to comment
Compartilhe em outros sites

8 minutos atrás, Moises Israel Moriel C. disse:

Eu iria sugerir o Python. Eu sou suspeito em falar porque além de ser a primeira linguagem de programação que tive contato, tenho conhecimento mais avançado nela, amo esta linguagem e estou procurando me especializar nela.  Python é uma linguagem nova, possui sintaxes mais simples e intuitivas, é uma linguagem gostosa de programar e possui muitas bibliotecas internas e externas (Feitas por outros desenvolvedores) para resolver vários problemas, além do que é uma Linguagem de Programação Orientada a Objetos, o que torna tudo mais fácil.

No python, uma biblioteca que é bastante usada para extração e importação de dados de planilhas e arquivos semelhantes como .odt, .xls, .csv ... é a biblioteca "panda".

Esqueci de mencionar também Thiago que você pode automatizar esta tarefa de 2 ou mais maneiras, citarei 2 exemplos...

Você pode fazer um programa com uma programação fixa e que é executado pelo computador a cada intervalo de tempo que você definir para que todos os dias ou semanalmente estes dados sejam atualizados.

Ou...você pode criar um programa que fique funcionando 24hs com uma IA (Inteligência Artificial) treinada por você para analisar os dados de uma das planilhas e de acordo com as regras que você estabelecer ela venha copiar e colar estes dados na outra planilha.

Se você for criar um programa para realizar uma tarefa simples e repetitiva, acho que não compensa criar uma IA só para isso, mas se for fazer algum sistema que precisa ter uma certa inteligência para agir como um ser humano agiria...ai dependendo do caso, seria uma boa ideia, tem que avaliar bem cada caso.

Editado por Moises Israel Moriel C.
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...