Jump to content

Quais são os possiveis STATUS de um PIX e como consulta-los no PlugPIX TECNOSPEED?


Postagens Recomendadas

API Pix TECNOSPEED

A API Pix da TecnoSpeed é uma solução desenvolvida para permitir que os desenvolvedores integrem pagamentos via PIX em suas tecnologias.

Com a nossa API, é possível implementar o PIX de forma fácil e segura, personalizando a tela de pagamento e garantindo a confiabilidade das transações.

Uma das principais vantagens da API é a facilidade de integração. Com uma documentação completa, é possível implementá-la rapidamente.

Além disso, a TecnoSpeed oferece suporte técnico especializado, garantindo que os desenvolvedores tenham todo o suporte necessário durante o processo de integração.

 

Consulta dos endpoints na API PlugPIX

Uma grande fonte de dúvida entre desenvolvedores que implementam o pagamento via PIX em seus produtos é entender como funciona cada status e como mapeá-los corretamente.

Segue abaixo os possíveis STATUS da cobrança via PIX:

  • SAVED (Salvo):

Quando uma transação do PIX está no status "Saved", significa que ela foi salva como uma transação em andamento, mas ainda não foi enviada para processamento. Com esta situação ainda não é possível gerar o QR Code.

  • ACTIVE:

Quando uma transação do PIX está no status "Active", significa que ela está REGISTRADA e disponível para pagamento.

  • LIQUIDATED:

O status "Liquidated" indica que a transação do PIX foi concluída com sucesso. Isso significa que o valor foi transferido da conta do pagador para a conta do recebedor de forma instantânea e a operação foi finalizada com sucesso.

  • REJECTED:

Quando uma transação do PIX é marcada como "Rejected", significa que ela foi recusada e não pôde ser processada. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como dados inválidos da transação e questões técnicas no processamento.

  • USER_REMOVED:

O status "User Removed" ocorre quando uma transação do PIX não pode ser concluída porque um dos usuários envolvidos foi removido do sistema.

  • PSP_REMOVED:

O status "PSP Removed" indica que uma Cobrança removida pelo PSP(Prestador de Serviço de Pagamento), motivado por suspeita de fraude ou outros critérios não informados.

  • EXPIRED:

Uma transação do PIX pode expirar se não for concluída dentro de um determinado período de tempo. Esse status ocorre quando o pagamento não é aceito ou processado pelo recebedor dentro do prazo estabelecido.

Tendo o entendimento de quais situações são retornadas os status acima, passamos a fase de como obter os status das cobranças, em nossa API PlugPIX centralizamos a consulta dos STATUS em dois end-points distintos que são /pix para consulta unitária utilizando o id da cobrança como parâmetro de busca, conforme exemplo abaixo:

 

image.png

 

E também existe o segundo end-point /pix/query complementar ao anterior onde é possível listar todos as cobranças geradas com base em filtros pré definidos que são: date,betweenDateStart/betweenDateEnd, status, payerCpfCnpj, emv bem como parâmetros de ordenação e paginação, segue exemplo abaixo:

 

image.png

Neste endpoint será retornado a listagem de id’s para posterior consulta no end-point /pix.

Notificação via WEBHOOK

Nossos produtos contam com notificações via WEBHOOK para otimização da automação em seu sistema onde após configurar um servidor de recebimento de WEBHOOK notificaremos instantâneamente a atualização de status das cobranças para melhor visualização abaixo de seu funcionamento segue exemplos de notificações via WEBHOOK.

  • Disparado quando identificamos que um PIX foi gerado com sucesso:

{"event": "PIX_SUCCESSFUL","id": "290a8557-35fa-4f14-860b-fbc0eb897e63","tags": ['tag 1', 'tag 2']}

  • Disparado quando identificamos que um PIX foi pago:

{"event": "PIX_PAID","id": "290a8557-35fa-4f14-860b-fbc0eb897e63","tags": ['tag 1', 'tag 2']}

  • Disparado quando identificamos que um PIX foi rejeitado pelo banco:

{"event": "PIX_BANK_REJECTED","id": "290a8557-35fa-4f14-860b-fbc0eb897e63","tags": ['tag 1', 'tag 2']}

  • Disparado quando identificamos que um pagamento de PIX está sendo processado (Somente para banco Tecnopay):

{"event": "PAYMENT_PROCESSING","id": "290a8557-35fa-4f14-860b-fbc0eb897e63"}

  • Disparado quando identificamos que um pagamento de PIX falhou (Somente para banco Tecnopay):

{"event": "PAYMENT_FAILED","id": "290a8557-35fa-4f14-860b-fbc0eb897e63"}

  • Disparado quando identificamos que um pagamento de PIX foi atualizado (Somente para banco Tecnopay):

{"event": "PAYMENT_UPDATED","id": "290a8557-35fa-4f14-860b-fbc0eb897e63"}

Onde saber mais sobre desenvolvimento Pix?

Se você tem curiosidade em saber mais sobre as novidades do Pix que estão ativas, ou as que estão em testes e ainda estão por vir, que tal dar o play no vídeo abaixo e acompanhar todo o conteúdo específico para desenvolvedores que rolou no Guia da Software House 2023?

https://www.youtube.com/watch?v=2T4M_ci9dzo&t=329s

No Webinar exibido no vídeo acima, você terá explicações muito claras e concisas sobre os meios de pagamento, com destaque para o QRCode Pix, boleto híbrido e a Tecnologia ITP, proveniente do pix e que irá trazer um futuro para as transações digitais.

 

[Quero conhecer a API Pix]

 

A API Pix da TecnoSpeed oferece segurança e confiabilidade nas transações, já que a TecnoSpeed é uma empresa reconhecida no mercado de tecnologia, com anos de experiência em soluções de pagamentos eletrônicos.

Investir nessa solução é uma excelente opção para oferecer aos seus clientes uma forma rápida, segura e eficiente de realizar pagamentos via PIX, garantindo a satisfação e fidelizando cada vez mais a sua carteira de clientes.

 

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Eduardo_Montanhole mudou o título para Quais são os possiveis STATUS de um PIX e como consulta-los no PlugPIX TECNOSPEED?

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...