Jump to content

Melhores Práticas para code review


Postagens Recomendadas

 

1. Crie um check-list

Com um check-list garantimos que sempre seguiremos os mesmos parâmetros quando realizamos o code review, buscando assim padronizar nossa avaliação. Segue algumas sugestões:

  • Legibilidade: As variáveis, métodos, classes estão bem nomeadas, seguindo os padrões do clean code e principalmente seguindo os padrões estabelecidos em sua empresa? A legibilidade afeta outros tópicos do checklist.
  • Desempenho: Podemos utilizar diversas ferramentas para analisar o desempenho do código desenvolvido, como por exemplo V8 Profiler uma ferramenta de análise de perfil, assim podemos identificar pontos de lentidão e gargalos no código.
  • Reutilização: A reutilização é importante porque permite que componentes ou trechos de código sejam usados em vários projetos, o que pode economizar tempo e esforço.
  • Cobertura de testes: Ajuda a garantir que todas as partes do código sejam testadas e, assim, que todos os possíveis cenários de uso estejam cobertos, inclusive os novos cenários.
  • Documentação: Fornece informações claras e completas sobre o funcionamento e a utilização do software. Isso pode ajudar a equipe a compreender o código e a implementá-lo corretamente, bem como ajudar outras pessoas a usar o software de forma eficiente.

2. Não apresse sua revisão

Não é aconselhável pressa ao realizar a revisão de código. A qualidade é primordial quando se trata de revisar linhas de código. Se você tentar revisar muito rapidamente, sua revisão perderá eficiência e precisão, o que não cumpre o propósito de ter uma nova perspectiva durante a revisão.

  • A gestão do seu tempo de revisão pode variar de acordo com a situação, mas aqui estão algumas diretrizes gerais:
  • Limite sua revisão a 200-400 linhas de código por vez
  • Não dedique mais do que uma hora por vez à revisão do código

3. Feedback

Tão importante quanto o code review é o feedback sobre o código em questão. Lembre-se de realizar feedbacks construtivos visando sempre a evolução do desenvolvedor envolvido, Caso encontre algum problema, forneça ideias de soluções ou materiais onde o desenvolvedor possa aprimorar seu conhecimento.

4. Evolua seu processo.

A evolução constante de um processo é fundamental para garantir a sua eficiência, qualidade e adaptabilidade às mudanças. Ao identificar e remover etapas desnecessárias ou ineficientes, é possível aumentar a eficiência geral do processo e melhorar a qualidade dos resultados finais. Além disso, a evolução constante permite que o processo se adapte às mudanças no ambiente de trabalho, como mudanças nas tecnologias ou nos requisitos dos clientes.

 

  • Curtir 5
  • Amei 3
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...