Jump to content

Dicas para melhorar sua comunicação escrita


Postagens Recomendadas

As pessoas tirarão todos os tipos de conclusões sobre um indivíduo quando lerem alguma documentação escrita pelo mesmo. Por exemplo, eles determinam o quão inteligente, criativo, organizado, confiável e atencioso você é. Uma vez que eles tenham se decidido, é difícil fazer com que eles o vejam de forma diferente. Pesquisas de psicologia social mostram como as primeiras impressões são pegajosas. É preciso muito trabalho do lado receptor para desconstruir essa imagem criada perante seus colegas, clientes e parceiros podem não ter tempo (ou motivação) para fazê-lo.

 

image.png

Imagem ilustrativa

Conforme contextualizado acima, isso gerou a motivação para criar esse post, onde estou focando no momento em desenvolver minha escrita assertiva, sem muita delonga vamos para as dicas.😄

  1.  Dê ao seu público o benefício da dúvida. Não perca o tempo de todo mundo explicando ou, pior ainda, repetindo o que seus leitores já sabem.
  2. Escolha frases diretas. Em uma carreira, relatórios longos fazem com que as pessoas percam tempo e fiquem insatisfeitas. Por isso, aposte em frases diretas e conteúdos objetivos. Prefira construir frases simples e sequências diretas. Não tenha medo de usar pontos em vez de várias vírgulas na mesma frase. O objetivo é criar algo que seja fácil de ler e entender, que também seja sobre uma boa escrita.
  3. Ajude os leitores a confiarem em você.  Você pode querer encontrar um colega ou amigo em quem possa confiar para ser seu primeiro leitor crítico e ajudá-lo a escrever melhor, trazendo outro ponto de vista sobre o texto que você está propondo,  verificando seus fatos, a clareza das relações entre os fatos, sua ortografia e gramática. 
  4. Quando terminar de escrever um texto, deixe-a de lado o máximo possível. É uma boa ideia criar uma pausa em sua linha do tempo para um projeto de redação. Quando você pegá-lo novamente, tente abordá-lo como outra pessoa(leitor). De forma criteriosa se pergunte como você se sente lendo esse texto? Observação: Essa é uma dica valiosa para melhor sua construção textual, então releia quantas vezes você achar necessário.
  5. Repetir palavras sem uma boa razão. Os escritores parecem desatentos quando têm muitos ecos vazios em seus documentos. Ex.(“É importante preparar documentos importantes com cuidado.”) A repetição pode dar ênfase, mas somente se for usada com cuidado.
  6. Criem o habito da leitura. Acredito ser um clichê essa dica, mas é muito importante ler livros, artigos e textos de assuntos variados para aumentar seu vocabulário. Portanto, desenvolva esse hábito e, certamente, ele abrirá várias portas.
  7. Pratique. Todos já estamos cansados de saber que “a prática leva a perfeição”. Ainda que exista uma aptidão natural para desempenhar certas atividades, somente o esforço pode consolidar o potencial de alguém, ou seja, torne o hábito natural o desenvolvimento da escrita. Por fim, criei uma rotina, escreva sobre sua casa, sua família, seus hábitos, seus livros favoritos, política, etc... O que passar é que use assuntos cotidianos ou de sua preferente para praticar o ato de escrever.
  • Curtir 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Luan Santos mudou o título para Dicas para melhorar sua comunicação escrita

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...