Jump to content

Você já ouviu falar em plataformas low-code?


Postagens Recomendadas

  • Administradores

Eai Dev, tudo certo?

Você já ouviu falar em plataformas/ferramentas low-code?

Plataformas low-code, são plataformas de baixo código, onde o desenvolvimento é realizado através de uma GUI (Graphical User Interface), normalmente em um design que lembra bastante os nossos queridos diagramas, tudo isso, como o próprio nome diz, usando pouco e às vezes até nenhum código (no-code).

Esse modelo de desenvolvimento não é algo novo, existe desde meados dos anos 90, com ferramentas consagradas, como por exemplo o Delphi, e vem ganhando um espaço cada vez maior. O principal fator de seu crescimento deve-se por permitir que pessoas com um conhecimento básico sobre programação (ou até mesmo nenhum conhecimento), consigam criar suas aplicações, desenvolver seus websites, integrar seus sistemas e muito mais.

Sabendo disso, é possível pensar então que os desenvolvedores irão acabar, certo? Negativo, pois apesar de ser possível utilizá-las com pouco conhecimento, normalmente quem conseguirá tirar um melhor proveito de todas as possibilidades dessas plataformas são os desenvolvedores mais experientes. Além disso, essas plataformas normalmente possuem limitações em questões de personalização, funcionalidades, etc., pois para conseguir ser de simples utilização, é necessário muitas vezes eliminar funcionalidades complexas, que trariam maiores possibilidades para desenvolvedores avançados.

Também não precisamos temer que as linguagens de programação irão acabar (pelo menos por enquanto hahaha), pois ferramentas low-code ainda usam código, e ferramentas no-code (que não usam código algum) normalmente são mais engessadas que as low-code, portanto, dependendo do seu caso de uso, você nem sequer conseguirá atingir seus objetivos utilizando uma dessas ferramentas, ou pelo menos não de uma forma tão eficiente quanto uma solução desenvolvida em uma linguagem de programação.

Conclusão

Como tudo na vida, as ferramentas ou plataformas low-code possuem seus prós e contras, mas com tudo isso, no meu ponto de vista, são atualmente ótimas opções para o desenvolvimento de soluções que não possuem um grau de complexidade tão alto, ou que precisam ser desenvolvidas de uma forma rápida, podem também ser utilizadas como prototipagem para aplicações maiores, e o principal, permitem que pessoas com pouco conhecimento técnico tirem suas ideias do papel.

Agora diz aí, você já usou ferramentas low-code? Conhece alguma ferramenta low-code bacana?
Conta aí pra gente!! Valeuuu e até a próxima!

  • Curtir 3
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
  • Quem está online   0 Membros, 0 Anônimos, 21 Visitantes (Ver lista completa)

    • There are no registered users currently online


×
×
  • Create New...