Jump to content

Os desafios da gestão home office


Thiago_Cavalcante

Postagens Recomendadas

A pandemia da Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças, nos mais diferentes nichos. E uma das mudanças foi a do local de trabalho. Mover toda uma estrutura física de um escritório, para o conforto do seu lar. Sim, estamos falando do home office, modalidade que já era realidade no mundo dos softwares, se firmou ainda mais em outras áreas de atuação. 

Mas como nem tudo são flores, essa modalidade tem seus desafios. Por exemplo, ele demanda uma rotina bem organizada e disciplinada, por parte de todos os colaboradores. Porem hoje quero conversar um pouco sobre os desafios que o home office trás para as equipes de gestão. 

 

Desenvolver uma boa comunicação

Há tempos que buscamos evitar os famosos ruídos de comunicação. Se em conversas face a face era possível que alguns não entendessem com clareza o que havia sido dito, com a distância a chance disso acontecer aumenta. Por isso usar ferramentas adequadas se tornaram uma necessidade. Onde o que foi dito e escrito fica salvo e gravado, para futuras consultas. Às vezes melhor que um e-mail ou mensagem de texto, é realizar aquela ligação por voz e poder descrever o que se deseja transmitir. 

 

Manter o clima da equipe sempre positivo

O famoso clima organizacional, que muitos podem acreditar ser apenas mera formalidade, mas que, na verdade, é muito importante. 

No trabalho em home office, transmitir a realidade de um clima positivo é um grande desafio. Mas boas reuniões com clima leve, entendendo que todos estão em casa, e que distrações podem e vão ocorrer, facilita a criação desse clima. No trabalho em casa, a atenção está dividida entre as atividades seculares e as atividades da casa bem como atenção a família. Ter bom senso e ser equilibrado com certeza criará um clima positivo. 

 

Ainda temos outros desafios como adaptar processos para a realização das tarefas, avaliar produtividade da equipe, e muitas outras. 

Eu citei apenas alguns dos desafios, mas meu principal objetivo é ouvir de vocês, quais são os desafios que enfrentam tanto na gestão como na execução do trabalho por home office. Estou curioso para saber quais são esses desafios.

  • Curtir 3
  • Amei 5
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Eu acredito que o maior desafio no trabalho remoto realmente é a comunicação. Em muitos momentos eu tento me comunicar de forma assíncrona. Em determinadas situações a comunicação assíncrona não flui conforme o esperado e é necessário realizar ligações de vídeo, algo que demanda tempo disponível na agenda de todos os envolvidos, o que nem sempre é fácil de encontrar.

  • Curtir 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
  • Quem está online   0 Membros, 0 Anônimos, 53 Visitantes (Ver lista completa)

    • There are no registered users currently online


×
×
  • Create New...