Jump to content

Postagens Recomendadas

Desenvolvimento Mobile.
A tecnologia mobile vem crescendo cada vez mais desde seu surgimento, com isso diversos sites e aplicações passaram a ter sua versão como aplicativo mobile. Por conta desse crescimento, muitos dos novos produtos são pensados para dispositivos móveis, antes de serem criados em outra plataforma (o famoso conceito "Mobile First"). E muitas empresas com aplicações já estabelecidas, buscam criar a versão mobile do seu software.

Nesse artigo, trouxe algumas informações sobre o que você precisa saber antes de iniciar o desenvolvimento do seu app, quais os métodos de desenvolvimento de aplicativos, e quais as vantagens e desvantagens de cada um.

O que preciso saber antes de iniciar o desenvolvimento do meu App?

Antes de iniciar o desenvolvimento, é importante termos em mente o que será necessário para o aplicativo. O app precisará de alta performance, seja para renderização, câmera, carregamento, imagens...? Precisará ter acesso a recursos do dispositivo, como câmera, GPS, notificações, gestos...? O aplicativo precisa ser disponibilizado na PlayStore e AppStore?

Tipos de desenvolvimento.

A partir das respostas dessas questões, conseguiremos ter um norte para o tipo de aplicativo que desenvolveremos.

Existem, atualmente, 3 tipos de desenvolvimento, sendo eles: Nativo, Híbrido e Web App.

Apps Nativos:

Os aplicativos nativos são desenvolvidos na linguagem nativa do Sistema Operacional do dispositivo. Para o Android (Sistema Operacional da Google), temos as linguagens Java e Kotlin. Já para iOS (Sistema Operacional da Apple), temos Swift e Objective-C.

Quais as VANTAGENS de um App Nativo?

A principal vantagem dos aplicativos nativos, é a compatibilidade. Por ser uma linguagem nativa, o aplicativo possuirá acesso a funcionalidades nativas do aparelho e com velocidade e boa performance, como GPS, Câmera, Leitor QR Code, Gravador de Voz, Gestos, e diversas outras.

Quais as DESVANTAGENS de um App Nativo?

Porém, a desvantagem do desenvolvimento nativo, se dá por conta dos custos, visto que você precisaria de um desenvolvedor que trabalhe com as duas linguagens, ou, o que na maioria das vezes ocorre, um desenvolvedor para cada Sistema Operacional.

Acesso ao App Nativo pelo dispositivo:

Os apps Nativos do Android, podem ser publicado nas lojas (PlayStore) por APK, ou AAB, ou, instalado diretamente no dispositivo (Sem passar pelas lojas) como APK.

A Apple, porém, não permite a utilização de aplicativos instalados por fora da loja, sem um ID. Ou seja, será necessário que seu aplicativo seja publicado na loja para ser utilizado no dispositivo, ou, acessar o aplicativo por um Mac e informar o ID nas configurações do aplicativo.

Apps Híbridos:

O aplicativo híbrido, por sua vez, é desenvolvido em uma linguagem Web, por exemplo: JavaScript (React Native), Dart (Flutter), porém o app roda como uma aplicação nativa nos dispositivos, tanto Android quanto iOS.

Quais as VANTAGENS de um App Híbrido?

Os aplicativos híbridos possui um custo muito mais baixo em relação ao nativo, e um desenvolvimento mais rápido, visto que você terá apenas um único código em uma linguagem, tanto para iOS quanto Android, que será transpilado para o código nativo. Com isso os custos com profissionais diminui, e também a curva de aprendizado fica menor.

Quais as DESVANTAGENS de um App Híbrido?

Entretanto, suas desvantagens, por não ser nativo, e ter todo o processo de transpilação, os apps híbridos perdem um pouco em relação à performance, mas na maioria das vezes é uma diferença que não chega a ser notória, a não ser que realmente seu aplicativo possua renderizações pesadas, nesse caso sugiro repensar as tecnologias que utilizará. 

Acesso ao App Híbrido pelo dispositivo:

Referente a instalação do aplicativo híbrido, segue o mesmo processo mencionado anteriormente. Androids podem baixar o APK, e iOS precisam que o app seja passado pela loja, ou configurado localmente com o ID.

Web Apps:

Os Web Apps nada mais são aplicativos que rodam como "sites" responsivos, desenvolvidos com HTML, CSS e JS que rodam no celular pelo navegador (Chrome, Safari...). Sem a necessidade de serem publicados nas lojas, eles podem ser acessados por um link, onde o usuário será questionado se deseja adicionar o atalho de acesso em seu aparelho.

Quais as VANTAGENS de um Web App?

Suas vantagens estão ligadas à velocidade de desenvolvimento e curva de aprendizado (por utilizar linguagens Web) e também quanto a utilização, visto que terá compatibilidade com qualquer sistema operacional, pois depende apenas do navegador.

Quais as DESVANTAGENS de um Web App?

Como o web app roda por cima de um navegador, uma de suas desvantagens é que o aplicativo só poderá ser utilizado com acessado quando o dispositivo possuir acesso à internet. Outra questão é a limitação no acesso de funcionalidades do sistema, diferente do nativo e híbrido, que possuem acesso a funcionalidades nativas, o web app possui grande limitação ao acesso dessas features.

Acesso ao Web App pelo dispositivo:

Os Web Apps podem ser publicados tanto na Google quanto na Apple.

Bom, com essas informações espero que consiga já ter uma ideia de qual tecnologia utilizará para criar seu aplicativo. E qual será mais vantajoso para sua regra de negócio. 

Qualquer dúvida pode deixar nos comentários que será um prazer ajudá-lo. 

E fique atento que tem muitos conteúdos relacionados a desenvolvimento de aplicativos por vir.
Até a próxima!

 

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...