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Como encantar os clientes?


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Em uma ocasião recente, recebi um questionamento sobre qual método utilizar para encantar os clientes. De fato existe algum método para isso? Comprovadamente não sei se de fato existe um método, mas enxergo que existem princípios que podem nos auxiliar nesse processo.

Encantar é diferente de vender. Não vamos vender pra todos, mas é possível sim chegar ao ponto de ao menos tentar encantar a todos, desde que haja empatia e rapport.

Citar o nome da pessoa durante a conversa, sorrir e paciência é alguns pontos do Rapport que irá te ajudar no processo de encantar os clientes. Em nosso blog temos um excelente conteúdo sobre Rapport:

Comunicação e Rapport

O segundo ponto é compreender que em algum momento de nossas vidas somos clientes também! 

Julgo que o segundo ponto se torna mais relevante em todo esse processo de “encantar os clientes”, pois inicialmente precisamos ter empatia. Ou seja, tratar o outro da forma que gostaríamos de ser tratados no momento em que somos clientes.

No suporte, por exemplo, quando o cliente está com um problema, qual a maneira que iria dar atenção a ele neste momento? Se fosse você que estivesse com o mesmo problema, como você gostaria que esse problema fosse tratado?

A empatia é um conceito amplo, que pode ser aplicado em muitos contextos, como por exemplo na experiência do usuário, como dito neste post em nosso blog: Empatia e experiencia do usuário

No momento que praticamos a empatia, nos tornamos pessoas maiores e melhores, pois o simples fato de absorvermos um sentimento nos traz aprendizados. Mas qual tipo de sentimento devemos absorver? Se possível, todos! Sentimentos bons agregam, sentimentos negativos trazem aprendizados.

Pois bem! O encantamento vai além de aplicar alguma técnica ou se tornar amigo do cliente. Devemos aprender com nossos erros e acertos, constantemente devemos nos avaliar, necessitamos aprimorar aquilo que está dando certo e corrigir aquilo que não está bom! Afinal, carro estacionado está sujeito a pegar muita poeira e perder valor de mercado.

Espero que esse breve conteúdo te ajude de alguma forma a encantar os clientes, seja ele externo ou interno.

Em breve iremos trazer um novo post com mais algumas e informações para te ajudar no processo de encantar os clientes.

Abraços!

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2 horas atrás, claudionor.geraldo disse:

Devemos aprender com nossos erros e acertos, constantemente devemos nos avaliar, necessitamos aprimorar aquilo que está dando certo e corrigir aquilo que não está bom!

Isso é algo que podemos aplicar em todas as esferas da nossa vida: profissional, pessoal e nos estudos. Errar faz parte do processo, não devemos ter medo de errar e sim de repetir erros que já cometemos. 

Ótimo texto Claudionor 😄 

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