Jump to content

Sempai e Kohai. Você sabe o que significa?


Postagens Recomendadas

Experiências vividas no esporte para a vida profissional.

As nossas experiências que trazemos desde quando adquirimos consciência é fundamental na formação e transformação dos nossos comportamentos e atitudes, isso começa em nossa infância, com as situações que vivemos com nossos familiares, amigos, colegas, animais e até os desconhecidos com quem temos contato no dia a dia.

Uma das minhas experiências que acredito que teve grande impacto na minha formação como pessoa (aluno, profissional, pai, filho, irmão, marido, amigo e cidadão), foi por causa do esporte, em particular o judô.

Apesar de ter praticado e até treinado outros esportes como futsal, vôlei, basquete e corrida, foi no judô que mais me identifiquei e passei boa parte do meu tempo dedicado aos treinamentos e convívio com outros esportistas, num total de 8 anos como atleta em competição, nesses anos foram muitos desafios e situações que me trouxeram aprendizados e moldaram minhas atitudes e comportamentos como: responsabilidade, respeito, disciplina, orientação a desafios, senso de serviço, resiliência, camaradagem, vontade de aprender, entre outros. Agradeço a muitas pessoas que me possibilitaram o aprendizado através desse esporte, como meus pais, professores e amigos.

Uma das lições vividas nesses anos de treinamentos e que levo para muitas áreas da minha vida, é o conceito de sempai e kohai. Como o esporte em questão foi fundado no Japão e a sociedade japonesa é marcada pela hierarquia, o judô herdou esse conceito em sua rotina de treinos, o sempai é um atleta que possui mais experiência e conhecimento, já o kahai é um atleta mais novato e inexperiente. Apesar de haver sempais mais jovens que kohais, o respeito entre ambos era algo admirável e ninguém se sentia ofendido por ser chamado de kohai, pois os dois tinha uma relação importante entre eles. 

O Sensei Mario Matsuda deixou um texto que gosto muito e que fala dessa relação:

“...do kohai se espera o espírito de busca em aprender o máximo e o respeito ao seu sempai, enquanto do sempai se espera que este seja um exemplo para o kohai. Sempai não é a pessoa que ensina a doutrina aos kohai, pois este é o papel de um sensei.

As atribuições de um sempai são um grande aprimoramente, pois além de coordenar tarefas mais complexas e com mais responsabilidades do que as do kohai, ele sempai deve estar se auto-avaliando em todos os aspectos possíveis, tais como moral, ético, de sinceridade e honestidade, para assim demonstrar aos kohai qual a postura e os valores corretos a serem seguidos e perpetuados perante a sociedade, enobrecendo assim, as orientações recebidas dos senseis.

Desta forma o sempai deve possuir além das habilidades técnicas, o caráter e a postura que inspirem cada vez mais os kohais a quererem proceder da mesma maneira. Um modelo a ser seguido que na verdade está treinando para ser um dia um sensei.

Portanto, ensinar através do seu próprio exemplo, com respeito, amor e sabedoria é o que torna um grande aprendizado para o sempai.

A relação sempai/kohai é originalmente oriental, mas quando é vista de forma superficial, é considerada rígida e maléfica sendo muitas vezes criticada.

Porém é um fato concreto que essa relação é uma das melhores formas de se transmitir valores e princípios de uma instituição ou de um grupo, sendo claramente observada a evolução do ser humano ao longo do tempo. É uma sabedoria oriental.

 

Então, o respeito entre esses “companheiros” de esporte foi uma das maiores lições que carrego em minha vida, inclusive profissional. Era através dos exemplos, principalmente da postura adotada em diversas situações dos treinos, viagens, competições e outras atividades da academia, em que o sempai inspira os kohais a avançar na cultura e boas práticas vividas no esporte.

Um kohai hoje será um senpai amanhã, por isso, é muito importante que o senpai dê bons exemplos, para que seu kohai seja exemplar também e que essa história se repita ao longo do tempo, e assim, o valores e o esporte que gostamos tanto, seja acessível e perpetuado para muitas gerações.

E você, conhecia esse conceito vivido por muitas artes marciais?

Acredita ser importante para a vida profissional?

Ela é aplicavel para outras áreas de sua vida?

Para uma empresa ou organização seria importante?

Para mim, pode ser vivido em outras áreas, fazendo com que a cultura das empresas por exemplo, sejam transmitidos de maneira mais autêntica que simples declarações. As atitudes entre sempais e kohais serão importantes, principalmente o respeito e dedicação entre eles. Também acredito que para tornarem-se senseis, irá depender da vontade e esforço de cada um, sem deixar de lado os valores durante o caminho.

Quem deve chegar primeiro? Isso não importa.

  • Curtir 5
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
  • Quem está online   0 Membros, 0 Anônimos, 30 Visitantes (Ver lista completa)

    • There are no registered users currently online


×
×
  • Create New...