Jump to content

FernandoMachado

Membros
  • Contagem de Conteúdo

    8
  • Ingressou

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Tudo que foi postado por FernandoMachado

  1. Agradeco o feedback Joao, me fez ter mais clareza sobre o que e' criar um app hoje em dia. A frase que voce falou que mais me fez entender o que significa isso e' justamente que um app nao e' somente uma tarefa ou mesmo um projeto, e sim um empreendimento. abraco!
  2. Fui um apaixonado por programacao na decade de 80, usando desde basic , pascal, dbase e ate assembler 6502, mas acabei indo para area medica que gosto muito tbem. Recentemente tenter rever esta paixao antiga tentando criar apps em java usando o Android Studio, sem pretensoes financeiras. Foi interessante porem uma questao me desestimulou : o fato de ser muito dificil criar um app que seja realmente util e as pessoas utilizem (mesmo que gratuitamente) . Sem esse minimo quesito ( ter a certeza de ser possivel fazer algo util) nao via muito sentido em ficar me aperfeicoando em codificar , mesmo que por hobby . Talvez eu mude de ideia e volte a me interessar niovamente , mas vejo que a realidade e' bem diferente de decadas atras.
  3. E isso faz toda diferença. Um app nao é um produto que voce cria e acabou (como algumas coisas feitas por profissionais liberais) . É um empreendimento, que voce cria, atualiza, vende , compete, refaz etc....Acho que antigamente , ha mais de vinta anos atras existia isso, voce criava um aplicativo e acabou....nao precisava atualiza-lo necessariamente. E isso mudou....um app hoje em dia é algo continuo , como uma empresa, algo que precisa de manutencao, atualizacao, cuidado , etc... é isso ?
  4. Sim, na verdade o ponto é esse que voce colocou. Criar um app para vender em uma loja de aplicativos é empreender na verdade. E isso em si ja explica o problema. Eu , ate certo ponto, acreditava que criar um app seria comparavel a fazer um projeto de arquitetura pra uma casa , ou uma cirurgia no caso dos medicos, ou defender um processo no caso do advogados, mas percebo entao que é algo mais complexo no sentido de que é muito mais dificil monetiza-lo doque outros tipos de trabalho. Acredito que a complexidade geral de um projeto desses (desenvolvimento, venda, atualizacao, competitividade) torna esse tipo de realidade (criar um app) muito mais dificil doque se poderia imaginar inicialmente..
  5. Deu pra entender Joao. Em outro local me explicaram de maneira simplificada que fazer um app é facil, porem vender é muito dificil. Mas entendo então que uma resposta completa seria que fazer um app ja nao é muito facil, atualiza-lo, deixa-lo competitivo, etc... voce gasta muito tempo e poderia nao gerar lucro algum. Um app pode gerar meses de trabalho pra ser criado, nao dias. E portanto o custo em termos de tempo gasto com isso , é muito alto. Isso realmente é um pouco desestimulante ja que no final das contas é dificil voce se "realizar" como um criador de um projeto , e acaba sendo mais um "consertador" ou participante de um software. Logico, estou exagerando um pouco,...visao de um amador olhando de fora...
  6. Agradeço o feedback Joao. Realmente entendo entao que criar um app com intuito de vender na loja de aplicativos é uma tarefa bem dificil (ja que é demorada e de alto custo) . O tempo longo entendo porque o trabalho é extenso, muito codigo, muito teste e "lapidação" para se ter um bom produto. E o custo alto ? uma unica pessoa nao poderia desenvolver, mesmo que lentamente um projeto de um app ? Digo isso porque outro dia conversei por email com um desenvolvedor de um app (um widget de calendario muito bom ) , nao sei que nacionalidade ele era , e ele me contou que fez tudo sozinho. Havia começado ha uns 3 anos atras como um hobby , e depois de 1 ano o app começou a dar lucro sendo vendido por 2 reais a versao paga mais completa , vejo que ele tem milhares de download. o widget é muito bom e mostra, entre outras coisas, o tempo que falta para os proximos eventos, coisa que nao existe em outros widgets dos apps de calendarios mais tradicionais. A minha duvida é essa , isso que ele fez, desenvolver um widget completo, muito bom ...sozinho, é algo dificil no sentido de que ele teve sorte na ideia e formatação do aplicativo pra ser algo realmente interessante ou o que acontece é que a codificação de algo assim é algo muito complexo pra ser feito por uma unica pessoa (tem que ser uma equipe geralmente ..?) , e na verdade esse cara é fora da curva por ter feito tudo sozinho e estar vendendo bem na loja do google ?
  7. oi Kleverson, obrigado pela resposta ! Realmente penso muito nisso e uma coisa que me fascinava na decada de 90 era que o desenvolvimento de software novo poderia ser feito por uma unica pessoa. Ainda vejo isso em lojas de aplicativos, individuos aparentemente sozinhos , ou pequenos grupos criando apps para vender ao mundo. Mas entendo que atualmente um software novo é na verdade uma grande empreitada ...talvez como os carros, que imagino que quando começaram poderiam ser feitos em uma garagem,...e hoje sao estruturas complexas que so podem ser feitos por grandes empresas. Quando vejo alguns apps/jogos criados por individuos sozinhos, me vem estes sonhos do passado em que voce sozinho é capaz de criar um projeto inteiro de software. Pra mim isso seria algo muito importante como desenvolvedor visto que , pelo "proprio nome" , um desenvolvedor é aquele que cria, que constroi , que apresenta a sua obra que pode ser util aos outros. Me tira o animo um pouco essa ideia de que nnesta area voce provavelmente sera um simples " mecanico " de grandes softwares , achando e consertando bugs de software para grandes empresas....
  8. Desculpe a pergunta, é de iniciante no ramo.... Acho programação fascinante , ja tentei iniciar algumas vezes porem acabei desistindo porque ja trabalho em outro ramo que nao tem nada a ver. De vez em quando vejo videos sobre como é a vida de um programador e fico intrigado sobre algumas coisas. Por isso as duvidas : - Porque nao vejo programadores brasileiros falarem sobre criação de apps para a play store do google ou para apple store ?? Porque estao sempre falando em conseguir emprego , trabalhar para uma grande empresa . Nao entendo . Criar um app é tao dificil assim ? ganha muito pouco ? Afinal, porque nao criar um software do nada, sozinho, ou em um pequeno grupo para vender para o mundo em uma loja de aplicativos ? - Vejo que um salario de programador é muito baixo para o que eu esperaria de uma area que exige tanto raciocinio, criatividade e trabalho arduo de construção de um software . 10.000 reais vejo que parece ser um bom salario para programador. É isso mesmo ? Sinceramente eu esperaria que um criador de software ganhasse 30.000 ou mais (pelo menos na medicina, onde trabalho, em algumas areas esses valores sao faceis de atingir). Me surpreende que um criador de software ganhe tao pouco e me fica a duvida : isso é porque a maioria simplesmente quer arrumar um emprego em uma grande empresa e pronto ? o desafio de criar algo do nada e vender para o mundo é uma tarefa colossal e irreal para a maioria dos mortais ? Isso é so para grandes investidores ? Achei ,talvez inocentemente porque vivi um pouco da informatica do seculo passado, que voce sozinho, ou talvez com um ou outro amigo e uma grande força de vontader e potencial seria capaz de criar um software/aplicativo e vender simplesmente - Vejo aplicativos serem baixados aos milhares em loja de aplicativos e muitos vendendo versoes pagar por alguns reais que imagino que se multiplicadas pelos downloads daria uma boa fonte de renda. Porque nao vejo brasileiros falando sobre isso ? Porque os brasileiros so falam em conseguir um emprego na area e nao em realmente o que mais fascina nesta area : criar uma coisa nova, sua, e inovadora , por menor que seja ?
×
×
  • Create New...