Jump to content

Em que ponto de um projeto web usando PostgreSQL em vez de MySQL (ou vice-versa) começa a fazer uma diferença perceptível?


Postagens Recomendadas

Entendo que cada um possui características mais desejáveis para problemas específicos; de forma alguma estou tentando perguntar qual é o melhor, ou seja, não estou buscando uma opinião sobre qual é o melhor, mas uma análise sobre em que momento, no ciclo de vida de um projeto, vale a pena se preocupar com a escolha do seu banco de dados relacional (RDBMS).

Minha dúvida surge principalmente dos vários projetos de software em pequena escala em que trabalhei ao longo dos anos — geralmente com alguns gigabytes de dados e algumas centenas de milhares de acessos mensais.

Exceto por alguns recursos específicos que usei no Postgres (foreign data wrappers e meus amados schemas no banco de dados), na maior parte do tempo, usá-los parecia intercambiável.

Um amigo me perguntou por que uso Postgresql em alguns projetos, e a melhor resposta que consegui dar foi: tive uma má experiência com um projeto usando MyIsam há 10 anos e gosto dos meus schemas.

Li um pouco sobre o assunto e, embora existam várias peculiaridades em cada banco de dados que podem ser essenciais para um projeto maior e mais específico, para o típico Webapp ou API centrado no usuário, parece que se preocupar com isso seria uma otimização prematura.

Em quais tipos de carga as diferenças entre MySQL e PostgreSQL tornam-se perceptíveis? E como alguém testaria isso?

  • Curtir 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...