Jump to content

joao.varjao

Pessoal da TecnoSpeed
  • Contagem de Conteúdo

    14
  • Ingressou

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    4

joao.varjao ganhou o dia em Janeiro 25

joao.varjao teve o conteúdo mais curtido!

Informações Pessoais

  • Cidade
    Maringá
  • Estado
    Paraná (PR)

Clientes & Parceiros

  • Você é um cliente TecnoSpeed?
    Não
  • Você é um parceiro da Casa do Desenvolvedor?
    Sim

Visitantes Recentes do Perfil

O bloco de visitantes recentes está desativado e não está sendo mostrado a outros usuários.

Conquistas de joao.varjao

  • Ótima Reputação Raro
  • Positividade Raro

Emblemas Recentes

25

Reputação na Comunidade

  1. Recentemente alguns navegadores realizaram uma atualização que desabilitou o WebSQL, banco de dados utilizado para realizar a conexão com o DashWeb (dash.plugmobile.com.br), pensando nisso, podemos reabilitar o WebSQL para que seja possível continuar utilizando o DashWeb. É necessário abrir as flags do OperaGX(opera://flags/), na barra de pesquisa, basta procurar por "WebSQL": Basta clicar no "Default" e selecionar a opção "Enabled": Depois disso, aparecerá um botão escrito "Relaunch", basta clicar nesse botão, o Opera irá reiniciar e o WebSQL estará funcionando novamente, possibilitando o acesso ao DashWeb. Qualquer dúvida estamos sempre à disposição.
  2. Para publicar um aplicativo tanto na App Store, quanto na Play Store, é necessário enviar algumas imagens para disponibilizar nas lojas. Para a Play Store Para a publicação do seu aplicativo na Play Store, é necessário enviar as seguintes imagens: Ícone do APP Essa é a imagem principal do app. Ao qual ficará na tela do celular para o usuário clicar sobre ela e então abrir o aplicativo. Especificações: Resolução: 512 x 512 px PNG - 32 Bits - alta resolução. Sem transparência. O Google arredonda o ícone automaticamente, não sendo necessário arredondar antes. Segue as diretrizes oficiais: Especificações dos Ícones do Google Play Recurso gráfico: Esta imagem aparecerá na tela do app na Google Play Store em algumas versões do sistema Android. Trata-se de uma imagem simples e que também não pode conter transparência no arquivo. Esta imagem será como um banner, como este exemplo: Especificações: 1024 x 500 px JPG ou PNG - 24 bits Sem transparência Capturas de Tela: Através das capturas de telas, o usuário terá noção de como o aplicativo será. Isso acontece pois essas capturas aparecem nas lojas de aplicativos, antes mesmo do usuário baixar o aplicativo em questão. Epecificações: Comprimento mínimo de cada lado: 320 px; Comprimento máximo de cada lado: 3840 px; Uma sugestão seria criar as imagens nas dimensões 1080px por 1920px; JPEG ou PNG - 24 Bits - alta resolução. O console desenvolvedor Google Play exige que você insira pelo menos 2 imagens de capturas de telas do app e no máximo 10 imagens para o Smartphone. Para Tablet, o console desenvolvedor Google Play exige que você insira no máximo 8 imagens. Para a App Store Para publicar seu aplicativo na App Store, serão necessárias as seguintes imagens para preview do App: Imagem para abrir em iPhone de 6,5" no formato de 1242 x 2688 px Imagem para abrir em iPhone de 5,5" no formato de 1242 x 2208 px Imagem para abrir em iPad no formato de 2048 x 2732 px Obs: No iPad, há duas abas obrigatórias, mas pode utilizar as mesmas imagens para os dois. iPhone iPad Deixe no mínimo 3 imagens de captura de tela e no máximo 10. Temos 3 templates fornecidos pela Fabapp.com iPad iPhone 5,5 iPhone 6,5
  3. Recentemente alguns navegadores realizaram uma atualização que desabilitou o WebSQL, banco de dados utilizado para realizar a conexão com o DashWeb (dash.plugmobile.com.br), pensando nisso, podemos reabilitar o WebSQL para que seja possível continuar utilizando o DashWeb. É necessário abrir as flags do Chrome (chrome://flags/), na barra de pesquisa, basta procurar por "WebSQL": Basta clicar no "Default" e selecionar a opção "Enabled": Depois disso, aparecerá um botão escrito "Relaunch", basta clicar nesse botão, o Chrome irá reiniciar e o WebSQL estará funcionando novamente, possibilitando o acesso ao DashWeb. Qualquer dúvida estamos sempre à disposição!
  4. Todos que trabalham com Firebird sabem que diferentemente de outros SGDBs, durante sua instalação não temos a opção de informar a senha padrão do banco. No Firebird, a senha padrão do usuário SYSDBA que é o usuário mais forte do SGDB, só pode ser alterada depois, através de um utilitário de linha de comando. Manter a senha padrão é um tanto quanto complicado, pois todos sabem que a senha de SYSDBA é masterkey, sendo assim, sua base fica exposta. Para podermos minimizar os riscos de exposição da base de dados, podemos alterar a senha do usuário SYSDBA. Para isso, abra o prompt de comando do Windows e navegue até a pasta de instalação do seu Firebird. No meu caso, está instalado em “C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0”, ou seja, utilizarei o seguinte comando no prompt de comando para navegar até a pasta: cd “C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0” Ou apenas abrir o Prompt de Comando na pasta. Dentro da pasta, temos acesso a alguns utilitários do Firebird para administração do servidor. Dentre eles, o gsec que iremos utilizar para alterar a senha do usuário SYSDBA. No prompt de comando, vamos logar no gsec, através da seguinte linha de comando: gsec -user sysdba -password masterkey Após logar, vamos executar mais uma linha, a da alteração, basta digitar o comando abaixo: modify sysdba -pw novasenha Onde "novasenha" seria a senha definida para o usuário SYSDBA. Feito, sua senha para o usuário SYSDBA foi alterada. Caso tenha alguma dúvida sobre o processo ou sugestão, por favor comente abaixo!
  5. Há várias formas de identificar esses registros duplicados, a maneira mais fácil é criar um agrupamento das colunas e criar um contador, para isso, podemos utilizar a seguinte query: SELECT <campo>, count(*) as total FROM <tabela> GROUP BY <campo> Nota: Esse método retorna todos os campos e os que estão duplicados terão o "total" maior que 1. O segundo método trás apenas os resultados que estão duplicados, para isso utilizaremos a primeira query como uma sub consulta, desta forma: SELECT * from ( SELECT <campo>, count(*) as total FROM <tabela> GROUP BY <campo> ) tabela WHERE total > 1 Nota: Veja que antes do WHERE há um "tabela" essa é o alias/apelido que damos à consulta anterior. Onde <campo> é a coluna que você deseja verificar se há registros duplicados, para adicionar mais colunas basta separar por vírgula e ir adicionando. O termo <tabela> é a tabela onde você está fazendo a busca. Lembrando que os campos de ID e outras chaves, devem sempre ser únicos, logo, não podem ser repetidos, para isso é indicado adicionar a condição "auto_increment" ao campo.
  6. A concatenação é a fusão de duas ou mais colunas para formar uma única. Isso é útil para campos calculados e mensagens personalizadas. Para fazer a concatenação no MySQL: SELECT concat(coluna1,’ – ‘,coluna2) FROM tabela No PostgreSQL: Para concatenar duas colunas ou duas strings, basta utilizar ||, dessa forma: SELECT colunaA || colunaB as colunaAB FROM tabela Caso uma das colunas pode ter um valor nulo, é necessário utilizar o operador coalesce, pois NULL concatenado com qualquer outra coisa resulta em NULL: SELECT (coalesce((colunaA),'') || coalesce((colunaB),'')) AS colunaAB FROM tabela Se precisar concatenar colunas do tipo int, é necessário converter as colunas: coalesce(cast(colunaA as varchar),'') || coalesce(cast(colunaB as varchar), '') as colunaAB No Firebird: SELECT campo1||" - "||campo2 AS NOME FROM TABELA No SQL Server: O sinal de + é utilizado para concatenar strings, desta forma: SELECT coluna1 + coluna2 as coluna12 FROM tabela Caso uma coluna tenha algum tipo diferente, int ou float, por exemplo, é preciso utilizar o cast, dessa forma: SELECT (cast(coluna1 as varchar) + ' - ' + cast(coluna2 as varchar)) as coluna12 FROM tabela Se uma coluna ter a possibilidade de ser nula, é necessário utilizar IsNull(coluna1,' '), assim, trocando o valor nulo por um espaço, pois nulo concatenado com qualquer outro tipo resulta em nulo. No Oracle: SELECT col1||col2||col3||col4 "Titulo_Coluna" FROM tab1;
  7. O Endereço IP é um endereço exclusivo que serve para identificar um dispositivo na internet ou em uma rede local. O IP vem do inglês "Internet Protocol" (Protocolo de Internet). É representado por um conjunto de quatro números que variam entre 0 a 255, ou seja, o intervalo de endereço de IP vai de 0.0.0.0 a 255.255.255.255. Uma máquina pode receber dois tipos de identificação: IP Interno É o conjunto de protocolos que estabelecem uma conexão local, se responsabiliza pela comunicação entre dispositivos da mesma rede IP Externo O IP Externo funciona como uma identificação, um "CPF" do dispositivo, cada um possui sua própria identificação. Além de identificar o aparelho, o endereço IP serve também para estabelecer a conexão do dispositivo com outros endereços IP. Ainda que o número IP seja utilizado em todas as ações dentro da internet, geralmente não sabemos qual é a identificação do nosso computador. Para ter acesso ao número, o usuário pode navegar pelo próprio sistema e, assim, descobrir o endereço interno de identificação. Para descobrir o seu IP Interno, basta acessar o Prompt de Comando, que pode ser encontrado no Menu Iniciar: No prompt de comando, digite "ipconfig", pressione Enter e o seu endereço de ip será apresentado na opção "Endereço IPv4": Para obter o IP Externo, você pode utilizar o site Meu Ip. O site é totalmente seguro e livre de vírus. Assim que acessar, já na página inicial, aparece o endereço de seu IP externo. Além de descobrir seu IP externo, o site também apresenta outras ferramentas, como o teste de velocidade: Outra opção é apenas abrindo o Google e pesquisando "What is my IP", ou seja "Qual é o meu IP?". O seu endereço IP externo será apresentado logo abaixo, nos resultados de pesquisa:
  8. Para atualizar seu aplicativo, assim como na primeira publicação do aplicativo, é necessário acessar a conta developer responsável pelo aplicativo, após isso, selecione o aplicativo que deseja realizar a atualização: Após isso você será direcionado para o painel do Aplicativo, no tópico de versões, basta clicar em "Produção": Depois, basta clicar em "Criar nova versão": Agora será enviado o .aab do aplicativo: Após isso, basta confirmar a atualização e o App estará disponível para Download na Play Store.
  9. O MySQL é um dos sistemas de gestão de banco de dados de código aberto mais popular e mais utilizado do mundo. Ele é simples de configurar e utilizar. Ele é reconhecido como um dos mais rápidos mecanismos de banco de dados. Se você deseja instalar o MySQL no ambiente Windows, o instalador do MySQL é a maneira mais fácil. O instalador do MySQL fornece um assistente fácil de usar que ajuda você a instalar o MySQL com os seguintes componentes: MySQL Server All Available Connectors MySQL Workbench with Sample Data Models MySQL Notifier Tools for Excel and Microsoft Visual Studio MySQL Sample Databases MySQL Documentation O Instalador do MySQL pode ser adquirido aqui. Temos duas formas de instalar o MySQL, a instalação online e a offline. Caso esteja conectado a internet, poderá instalar a versão de instalação online mysql-installer-web-community-<version>.exe . Caso queira instalar o MySQL offline, basta instalar o arquivo mysql-installer-community-<version>.exe. Instalando o MySQL Para instalar o MySQL usando o MySQL Installer, basta clicar duas vezes no arquivo e seguir as próximas etapas: Após o Windows configurar o instalador, será exibida uma página de boas vindas, nela terá algumas opções, escolha a opção: Install MySQL Products O instalador busca e verifica pelos downloads mais recentes dos produtos MySQL, incluindo o servidor MySQL, MySQL Workbench, entre outros. Clique no botão Next para prosseguir com a instalação. Escolha um tipo de instalação. Existem muitos tipos de configurações, caso queira instalar todos os produtos e recursos do MySQL, basta escolher a opção Full. Na próxima tela, o MySQL Installer irá checar os requisitos O instalador do MySQL baixa todos os produtos selecionados. Pode ser que demore um pouco, dependendo dos produtos selecionados e da sua conexão com a internet Com o Download Completo, clique no botão Next para dar sequência. Escolha o tipo de configuração e porta MySQL (3306 por padrão) e clique no botão Next para continuar. Escolha uma senha para a conta root, anote a senha e a mantenha em segurança, se estiver instalando o servidor de banco de dados MySQL em um servidor de produção. Se deseja adicionar mais um usuário MySQL, pode criá-lo nesta etapa. Agora é necessário escolher os detalhes do serviço do Windows, incluindo nome de serviço do Windows e o tipo de conta, depois clique no botão Next para prosseguir. O instalador do MySQL está configurando o servidor de banco de dados MySQL. Espere até terminar e para continuar, clique no botão Next. O instalador do MySQL irá instalar bancos de dados e modelos de amostra. A instalação é concluída. clique no botão "Finish" para fechar o assistente de instalação e iniciar o MySQL Workbench.
  10. Após o desenvolvimento e o período de testes de um aplicativo, ele está pronto para ser disponibilizado para o público, a publicação é uma das etapas mais complexas, a dúvida de como publicar um aplicativo na Play Store é comum. Então, pensando nisso, disponibilizamos um passo a passo de como passar por essa etapa. Primeiros Passos 1. Criar uma Conta no Google Play Console O primeiro passo para publicar um aplicativo na Play Store é criar uma conta de desenvolvedor no Play Console. Lá está tudo o que você precisa para disponibilizar o aplicativo na forma exigida pela Play Store. Para criar a conta é necessário concordar com o contrato de desenvolvedor e pagar uma taxa de registro, custa 25 dólares com cartão de crédito internacional. É necessário pagar apenas uma vez, depois de pago você pode publicar aplicativos ilimitados. 2. Vincular as Contas de Desenvolvedor e Comerciante Caso você queira publicar um aplicativo que seja pago ou tenha assinaturas e compras dentro do aplicativo, é necessário vincular as contas de desenvolvedor e comerciante, lembrando que é uma ação irreversível, e caso queira ter uma conta de desenvolvedor, será necessário criar outra conta e pagar a taxa de U$ 25 novamente. Porém, se você tem certeza de incluir assinaturas e compras no aplicativo, é necessário: Fazer login no console de desenvolvedor do Google Play Clicar na guia “Relatórios Financeiros” Selecionar “Configurar uma Conta do Comerciante Agora” 3. Detalhar a ficha do aplicativo Finalizando o cadastro das contas, você precisa descrever as funções para ter como publicar aplicativo Android. Inclua todas as informações que vão para a página de download do aplicativo na PlayStore. Depois, basta clicar em “salvar rascunho” e avançar. Os dados fornecidos são: Detalhes do produto Aqui, você irá adicionar o título e escrever uma pequena descrição e uma descrição completa do seu aplicativo. Não se esqueça de detalhar ao máximo as funcionalidades do aplicativo, já que essas informações serão acessadas pelos usuários já na página de download. Recursos gráficos Escolha as melhores capturas de tela e vídeos para ilustrar a descrição do seu aplicativo. Isso pode aumentar as chances de convencer o usuário a baixar o aplicativo. Idioma e tradução Essa funcionalidade é para aplicativos com mais de um idioma, pois permite cadastrar os idiomas presentes no aplicativo, que será exibido na ficha descritiva. É possível, também, utilizar os serviços Google para traduções automáticas. Diretrizes do Google Play Store A categorização é uma etapa importante, onde você definirá qual segmento ou a categoria do seu aplicativo. Será um aplicativo de esporte, e-commerce, jogos, culinária ou será de outra categoria? Nos detalhes de contato é necessário preencher as principais formas de contato para o suporte do usuário. Além do email, que já é obrigatório, também pode ser incluído o número de telefone, endereço do site e qualquer canal de atendimento disponível para o público. Na política de privacidade, é importante explicar, de forma clara, quais dados são coletados dos usuários e como essas informações serão usadas, pode ser em uma funcionalidade integrada por terceiros ou nativa. 4. Enviar Versão do Aplicativo Chegou o momento de realmente publicar o aplicativo na Play Store, onde será necessário o upload do APK (Android Package Kit), mas agora, ao contrário de anteriormente, quando o app foi criado dentro do Play Console, terá uma versão criada no “Gerenciamento da Versão”. Para que a integridade seja verificada, é preciso escolher qual teste será realizado nos primeiros usos: interno, aberto, fechado ou a versão de produção. Na versão de produção é importante que o aplicativo não tenha bugs, pois é uma versão que estará disponível e será acessada pelo usuário. Depois de selecionar as opções, clique em “Criar Versão” e faça o upload do APK, com nome da versão que ele pertence e inclua dados técnicos, que diferem a versão atual da anterior. 5. Informações Finais Esse é o último passo para publicar o aplicativo na Play Store. Basta selecionar a classificação indicativa do aplicativo, o valor (caso seja pago) e regiões disponíveis. Aproveite para conferir se as informações anteriores estão corretas e, caso esteja, clique em “revisar e publicar”, na seção “Gerenciamento de versão”. Após isso, o aplicativo estará disponível para download na Play Store. Assim, é possível acompanhar as métricas de downloads, impressões, etc…
  11. É possível desinstalar um app, sem apagá-lo totalmente de fato, mantendo seus dados vinculados à sua conta do iCloud. Mas, como funciona isto? Qual a diferença exatamente entre desinstalar e apagar um aplicativo? Apesar de, em ambos os casos, ser necessário baixá-lo novamente da App Store quando precisar usá-lo, a opção de desinstalar o app faz com que documentos e dados armazenados sejam mantidos no seu iPhone, ocupando um espaço mínimo, muito menor em relação ao tamanho total do aplicativo, além do fato dele não acumular mais cache ou dados temporários desta forma. Entenda abaixo como fazer para desinstalar um app sem de fato apagá-lo totalmente: Nos Ajustes do seu iPhone, entre em "Geral" e, na tela seguinte, toque em "Armazenamento do iPhone"; Na tela de armazenamento do seu iPhone, desça até a lista de aplicativos instalados em seu dispositivo, que estarão listados por ordem de tamanho, e clique em algum que deseja desinstalar sem apagá-lo; Na tela do app, selecione a opção para desinstalá-lo, e confirme a ação. Ao localizá-lo na Tela de Início do seu iPhone, você vai notar um ícone de nuvem ao lado do nome do aplicativo, o que significa que o mesmo está desinstalado.
  12. Para upar imagens na internet e obter o endereço delas para colocá-las no banco de dados, pode-se utilizar alguns sites para hospedagem de imagens. Como o Imgur, Imgbox, PostImages, entre outros, por exemplo. Caso queira saber 10 opções gratuitas de hospedagem de imagens, clique aqui. Após upar as imagens na internet, para obter o link, basta clicar com o botão direito na imagem e clicar em "copiar endereço da imagem", dessa forma: Após copiar, pode colar no banco de dados e para validar se o link está correto, basta colá-lo na barra de pesquisa, caso abra a imagem, o link está correto, caso abra o site, é necessário copiar o endereço da imagem.
  13. Olá, meu nome é João Paulo e eu sou Jovem Aprendiz na área de Customer Success na TecnoSpeed, entrei no ano passado (2021) e fui muito bem recebido, trabalho aqui há pouco mais de 1 ano e nunca me faltou suporte, sempre tive muito apoio e um clima leve para trabalhar com tranquilidade, aqui as pessoas são, de fato, colocadas em primeiro lugar. Dou inicio ao expediente pela manhã, realizo minhas atividades, todas focadas no meu desenvolvimento profissional e quando termino, faço cursos disponibilizados pela empresa. Eu esperava uma rotina parecida, com as tarefas bem diversificadas, sempre com foco em algo diferente, para que eu possa aprender o máximo possível. Em algumas dessas tarefas, ainda tenho dificuldade, mas isso ocorre por falta de conhecimento, algo que com o tempo consigo adquirir. Antes de entrar, eu esperava uma relação engessada e rígida com as pessoas que tenho contato, mas nas primeiras semanas, percebi um ambiente descontraído e leve. Minhas maiores dificuldades são quando preciso fazer algo que eu não tenha tido contato antes. Porém, sempre me dão suporte para que minhas dificuldades sejam reduzidas. A empresa demonstra pensar no meu futuro, temos um Plano de Carreira e Análises de Desenvolvimento para termos um norte para a carreira e termos noção do que precisa ser melhorado. Eu me considero mesmo “sortudo”, por entrar em uma empresa do ramo de tecnologia, área que eu gosto, ainda jovem. Este é meu primeiro emprego e a empresa dá um grande apoio e um direcionamento para a minha carreira como um todo, além da flexibilidade e a liberdade de errar, aliás, um dos lemas da empresa é: “erre, mas erre depressa”. Sou iniciante no mercado de trabalho e na área de TI, e a minha primeira experiência profissional, aqui na TecnoSpeed, superou minhas expectativas, que antes mesmo de entrar já eram altas.
×
×
  • Create New...