Jump to content

Como usar resultado do IIF para buscar dados de outra tabela no SQL Server?


Alexandro Schnoor
Ir para a Solução Solucionado por Alexandro Schnoor,

Postagens Recomendadas

Bom dia pessoal, estou começando nos estudos de análise de dados e estou tentando montar uma view em meu SQL server para apresentar os dados em um BI.

Os dados que preciso apresentar são de faturamento na empresa que trabalho e o que preciso está "espalhado" em ao menos 11 tabelas diferentes, até aí tudo certo, consigo através de JOINs buscar os dados diversos e relacionar tabelas e até mesmo bancos distintos dentro do mesmo SQL, mas uma coisa fugiu do meu conhecimento atual e para isso peço ajuda dos senhores.

Eu preciso buscar na tabela 'USU_TNatCar' o campo 'USU_DesCar' para apresentar em tela, para isso preciso buscar na tabela 'E120PED' o campo 'USU_CodCar' que é campo chave da tabela anterior. A minha tabela principal de faturamento, 'E140NFV' não possui o campo chave da tabela 'E120PED' que é o 'NumPed', para isso preciso buscar em 4 tabelas secundárias de acordo com o tipo de nota fiscal que é emitido, para me trazer essas tabelas montei um IIF:

    IIF (t1.codsnf = '01', t4.numped,
        IIF (t1.codsnf = 'CTE' OR t1.codsnf = 'CT2', t6.numped,
            IIF (t1.codsnf = 'NFS' OR t1.codsnf = 'S01', t5.numped,
                IIF (t5.numped IS NULL, t7.numped, NULL)))) AS Pedido

Na coluna 'Pedido' consigo a informação de forma correta, mas agora não sei como usar essa coluna no JOIN com a tabela E120PED, se eu faço o JOIN dessa forma:

LEFT JOIN E120PED ON E140NFV.CODEMP = E120PED.CODEMP 
                  AND E140NFV.CODFIL = E120PED.CODFIL 
                  AND E120PED.NUMPED = Pedido

Eu recebo um erro dizendo que não posso usar 'Pedido' no JOIN.

Vou postar meu código aqui abaixo e agradeceria muito se conseguissem me dar uma luz sobre como processar esse campo para ter a informação USU_DesCar.

Código:

SELECT