ana.pereira Postado Novembro 29, 2023 Compartilhar Postado Novembro 29, 2023 Editores de texto são algo muito pessoal, alguns preferem o nano, neovim, vim e por ai vai! eu utilizo o vim por achar ele mais simples e pratico pra tudo, sabe aquele meme não consigo sair do vim? era eu a alguns meses atrás! hahaha, mas agora dominei ele, e hoje vou te ajudar nessa também com comandos básicos e com personalização! vamos lá? Comandos Básicos do vim: Modos: Modo de Inserção: Pressione i para inserir texto. Modo de Normal: Para navegar e executar comandos, pressione Esc para voltar a esse modo. Movimentação no Texto: Use as setas (h, j, k, l) para se mover para a esquerda, baixo, cima e direita, respectivamente. w para ir para a próxima palavra. b para voltar para a palavra anterior. 0 para ir para o início da linha. $ para ir para o final da linha. G para ir para a última linha do arquivo. gg para ir para a primeira linha do arquivo. Editar e Excluir: x para excluir um caractere. dw para excluir uma palavra. dd para excluir uma linha inteira. u para desfazer a última ação. Ctrl + r para refazer a ação. Salvar e Sair: :w para salvar o arquivo. :q para sair do Vim. :q! para sair sem salvar as alterações. :wq para salvar e sair. Pesquisar e Substituir: :/palavra para pesquisar por "palavra" para frente. :?palavra para pesquisar por "palavra" para trás. :s/antigo/novo/g para substituir "antigo" por "novo" na linha atual. :%s/antigo/novo/g para substituir "antigo" por "novo" em todo o arquivo. Bacana não é? salva ai essa listinha de comandos para voce ir treinando! tudo se resume a prática e não só teoria, nunca se esqueça disso! Vamos para a parte II agora, de personalização do seu latrado vim!, o meu é assim: Nada muito UAUU hahaha, gosto das coisas um pouco mais minimalista!, ter cores e numeros de linhas para me localizar já é o suficiente no meu caso. Mas como deixar assim? vou explicar abaixo: Primeiro, crie a seguinte estrutura de diretórios no seu diretório home: mkdir -p ~/.vim ~/.vim/autoload ~/.vim/backup ~/.vim/colors ~/.vim/plugged Crie um arquivo .vimrc no seu diretório home: touch ~/.vimrc Showw! Agora Adicione as linhas a seguir no seu arquivo .vimrc: " Desabilitar a compatibilidade com vi, que pode causar problemas inesperados. set nocompatible " Habilitar a detecção do tipo de arquivo. O Vim será capaz de tentar detectar automaticamente o tipo de arquivo. filetype on " Habilitar plug-ins e carregar o plug-in correspondente ao tipo de arquivo detectado. filetype plugin on " Carregar um arquivo de indentação correspondente ao tipo de arquivo detectado. filetype indent on Outro truque interessante é ativar o realce de sintaxe! coloque-o no seu .vimrc também " Ativar o realce de sintaxe. syntax on sem o realce fica dessa forma: com o realce: E por último vamos adicionar a numeração de linhas do lado esquerdo. " Adiciona numeração ao lado esquerdo de cada linha. set number E um pequeno bonus para voce leitor, vou lhe mostrar como mudar o esquema de cores do seu vim: Navegue ate o diretorio cd ~/.vim/colors se por acaso ele nao existir, basta criar com mkdir colors Vamos adicionar o conhecido esquema de cores molokai: curl -o molokai.vim https://raw.githubusercontent.com/tomasr/molokai/master/colors/molokai.vim E para definir o esquema de cores basta digitar este comando no seu vim: :colorscheme molokai E por hoje é isso pessoal! se gostou, não se esqueça de compartilhar com amigos! até logo. 2 1 Link to comment Compartilhe em outros sites Outras opções de compartilhamento...
Postagens Recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar 😀
Você precisa ser um membro para deixar um comentário.
Crie a sua conta
Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
Criar minha conta agoraÉ bem rápido!
Entrar
Você já tem uma conta?
Entrar agoraFaça o login agora.