Jump to content

⚡️ Desafios no Estudo da Programação e Dicas para Iniciantes


Postagens Recomendadas

Faaaaala pessoal, tudo tranquilo com vocês?😁

Vim aqui dar umas dicas e insights a respeito dos estudos na programação e algumas dicas que vão alavancar os seus projetos e alinhar seu caminho e expectativas. Todo mundo sabe que hoje a programação é uma habilidade cada vez mais valorizada e necessária no mundo. Desde criar aplicativos, automatizar tarefas, desenvolver aplicativos, tudo depende do seu conhecimento básico. Porém, também é reconhecido que o começo pode ser bem desafiador e intimidante. Há um excesso muito grande de caminhos e conteúdos. Quem nunca salvou vários tutoriais no Youtube para assistir depois? Ou mesmo começou diversos cursos só para largar no meio e começar outro inicialmente mais interessante? Ou tem diversas anotações que faz durante os estudos e nunca mais abre seus blocos de notas?

Vou Contar um spoiler pra vocês!

Spoiler

Acontece com todo mundo!

image.png

Eu mesmo já passei por esses problemas e muitos outros até entrar no meu caminho e finalmente me tornar um desenvolvedor! Aqui vou passar algumas dicas que podem te ajudar também em todo esse processo:

  • 🤏🏻 Começe pelo básico: Não adianta estudar React sem ter estudado Javascript. Não adianta estudar Typescript sem ter conhecimento de Programação Orientada a Objetos. Eu entendo que no começo queremos estudar logo as stacks que são tão pedidas pelo mercado. Mas todo conhecimento é criado a partir de uma base boa. Você só vai memorizar e entender de verdade um conteúdo se já tem um conhecimento anterior que faça conexões. Começar pelo lugar errado, de forma pressada, pode causar frustração, te fazer achar que não é para isso. Por isso, se atente ao básico e ao que é comum à todo mundo da programação: Loops, Orientação a objetos, Ternários, Condicionais, Estrutura de Dados (caso não saiba o que são esses termos, é só dar uma pesquisada! Assim começa o aprendizado!).
     
  • ⌨️ Qual linguagem iniciar: Primeiramente é importante apontar que todas linguagens tem conceitos em comum e que se repetem. Por isso, mesmo que você está aprendendo uma linguagem na faculdade ou em um curso que inicialmente você não se vê utilizando a curto prazo, saiba que o aprendizado não se prende a apenas uma linguagem. Eu mesmo me perguntava isso ao ter disciplinas de Java na faculdade e hoje consigo ver como foi importante no meu conhecimento em C# e em Typescript, por exemplo. Segundamente, sua escolha de linguagem inicial pode ir de acordo com o que você tem com perspectiva do futuro. Quer trabalhar com jogos? Python, C++ ou C#. WebBackend? Go, Javascript, Java. Frontend? Javascript, PHP. Se atente também a, no começo, pelo menos, tentar se focar em uma linguagem por um tempo durante seus estudos. Entenda seus conceitos antes de pular para uma nova aventura.
     
  • 🏋🏻‍♀️ Praticar regularmente: O segredo não é estudar diversas horas por dia por uma semana. É a constância. A prática constante que é a chave para o sucesso. Crie pequenos projetos pessoais, resolva desafios, participe de competições, qualquer coisa que te motive a continuar aprendendo. Dessa forma, você criará mais conhecimento e confiança nas suas habilidades.
     
  • 📈 Metas e longo prazo: Defina metas de aprendizado e empregabilidade alcançáveis. Às vezes as redes sociais e algumas exceções que vemos de influencers podem nos dar uma impressão errada, mas saiba que ninguém se torna um desenvolvedor experiente da noite para o dia. Acreditar no discurso que aprender a programar é muito fácil e que já está preparado para o mercado de trabalho em 3 meses pode criar expectativas bem longe da realidade. O caminho pode ser longo e há muito o que aprender.
     
  • 👩🏻‍💼 Comunidade e Networking: Encontre uma comunidade com interesses comuns, divida suas conquistas. O caminho não precisa ser solitário 100% do tempo. Muita da nossa motivação e também novas possibilidades podem vir das conexões que criamos. Busque grupos no GitHub, redes sociais, fóruns (como esse da Casa do Desenvolvedor), faça conexões em sua graduação.
     
  • 🎭 Frustrações: Vão chegar momentos em que você vai se sentir “travado”. Com dificuldade para resolver algum problema. Algum código que não compila, uma oportunidade que não chega. Saiba que isso acontece com todos e que você não está sozinho. Descanse e tente novamente. Peça ajuda. Realinhe suas expectativas. O segredo é não desistir. É nos momentos de dificuldade que se diferencia quem é apenas curioso dos que realmente tem interesse e potencial de trabalhar na área.
     
  • 💼 Projetos Práticos: Faça projetos práticos para pôr a mão na massa os conteúdos estudos. Mas saiba que não adianta apenas copiar e fazer exatamente o que o professor está fazendo na aula/tutorial. Tente mudar algumas coisas, criando algo novo a partir do aprendizado. Com algo de original nos seus projetos, está tudo bem postar no seu Github e aumentar ainda mais seu portfolio e base de conhecimento!
     
  • 🛠️ Recursos e Ferramentas: Vivemos em uma era de excesso de conteúdo e falta de foco. Por isso precisamos nos organizar para lidar com esse tipo de problema. Aqui vão algumas dicas de ferramentas e recursos que ainda utilizo nos meus estudos e que podem te ajudar na sua produtividade.
    • Tente organizar suas anotações em ferramentas de como Obsidian e Notion. Pesquise sobre métodos de estudos e anotações.
    • Faça cursos online como o CS50, canais no Youtube como FreeCodeCamp, cursos na Alura, Udemy, RocketSeat, OdinProject e tantos outros. Nesse caso, é importante lembrar de tentar iniciar um caminho ou um estudo e ir até o final. De nada adianta começar vários cursos e parar na metade. Escolha o que mais te agrada, se esforce e não pule para o próximo na primeira dificuldade.
    • Não tenha preguiça de ler documentação. A documentação normalmente é o caminho mais rápido e confiável de se aprender alguma ferramenta.

Em resumo, o estudo da programação pode ser sim bem desafiador, mas com foco nos conceitos fundamentais, prática constante e uma mentalidade positiva, os iniciantes podem superar esses desafios e prosperar. Lembre-se de que o aprendizado da programação é uma jornada contínua e que pode variar de pessoa para pessoa. Tente não se comparar tanto com o vizinho e foque em seu caminho!

 

E é isso, bons estudos! 📖

  • Curtir 2
  • Amei 3
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...