Jump to content

Entendendo Transmissão automática das remessas e retornos 🧐


Pedro.Bravin
 Compartilhar

Postagens Recomendadas

O que é a transmissão automática? 🤔

A transmissão automática na atualidade é uma das formas mais simples é fácil de se trabalhar com arquivos de remessa e retorno, pois ao invés do cedente realizar a inclusão dos arquivos de remessa e download dos arquivos de retorno do Internet Banking, a Tecnospeed será a responsável pelo tráfego de arquivos ao banco.

Para entendermos o recurso da transmissão automática, primeiro precisamos entender a modalidade de transmissão de arquivos manual.

 

Transmissão Manual

Na transmissão de arquivos feita de forma manual, o cedente deve realizar os seguintes passos:

 

image.png

 

De forma resumida, identificamos que o processo manual, como o nome sugere, traz diversas partes de seu fluxo que precisam ser feitas manualmente pelo cedente ou seu responsável financeiro.

Pensando em otimizar este trabalho, temos a transmissão automática de remessas e retornos, que apresentaremos logo em seguida!

 

Transmissão Automática

Com a transmissão automática, o processo acaba sendo simplificado, economizando o tempo do cedente, e para que ele funcione, dentro do fluxo de emissão temos os seguintes passos:

image.png

O processo de transmissão automática tem o uso no dia-a-dia mais simples, pois a partir do momento em que o cedente realiza a emissão do boleto e gera o arquivo de remessa, a aplicação da Tecnospeed realiza o envio do arquivo de remessa à Nexxera, e assim a Nexxera realiza encaminha o arquivo de remessa ao banco.

 

Após 1 dia útil o banco realiza a liberação do arquivo de retorno e o mesmo é encaminhado a Nexxera, e a Nexxera por sua vez encaminha os retornos de forma automática para a Tecnospeed, e assim, seguimos com o processo de conciliação!

 

Para que o cedente seja notificado assim que os boletos tenha seus status alterados, você pode configurar os Webhooks para receber alertas sempre que um boleto for atualizado pelo banco.

 

Abaixo, segue também um infográfico mostrando a lógica desta forma de comunicação com os bancos:

image.png

 

Como posso solicitar a Transmissão automática ao banco?

 

Passo 1: Confirmar se seu banco possui liberação para a utilização da transmissão automática

 

Para realizar o processo de liberação da transmissão automática, primeiramente é necessário verificar se o banco que você utiliza, aceita esta modalidade de transmissão ou não, onde neste caso você pode verificar através da documentação de Bancos Homologados conforme exemplo abaixo:

image.png

*Caso recentemente seu banco tenha liberado a transmissão automática recentemente e em nossa documentação não conste a transmissão automática marcada, solicito que entre em contato conosco através do suporte para que possamos realizar a homologação do novo processo.* 

 

Passo 2: Preenchimento da carta

 

Após confirmar que seu banco possui a modalidade de transmissão automática, o próximo passo é realizar o preenchimento da Carta de Abertura de Relacionamento, onde esta carta deve obter todos os seus campos preenchidos e após isso realizar o envio para a Tecnospeed e também para o banco.

Porém alguns bancos podem solicitar a integração com a própria carta, caso a sua solicitação seja para os bancos Sicredi, Banco do Brasil ou Itaú, estão disponíveis as seguintes templates: SicrediBBItaú.

*** Junto ao preenchimento da carta, não alterar os dados referente aos responsáveis técnicos, para que o processo de liberação junto a Nexxera possa seguir normalmente.

 

Passo 3: Entrega da carta à Tecnospeed

 

A carta preenchida pelo correntista com as informações da conta precisa ser enviada à Tecnospeed, via chat ou ticket, para que nós possamos iniciar por aqui o fluxo de liberação da Transmissão Automática.

Após nos entregar as cartas, um ticket registrando o pedido será aberto, e para que o processo se conclua com sucesso e no menor tempo possível,  é essencial que a mesma carta seja entregue ao banco para que o mesmo inicie o processo de configuração e ativação da Transmissão Automática das remessas e retornos (explicaremos com mais detalhes este processo na sequência).

 

Passo 4: Entrega da Carta ao banco e validação das remessas

 

Após preencher a carta com os dados da conta do cliente, é necessário encaminhá-la ao gerente bancário responsável pela conta do cedente, informando a necessidade de trafegar arquivos de Cobrança Registrada com a VAN Nexxera (caso o gerente tenha dificuldades em fazer este processo, logo abaixo traremos com mais detalhes o processo nos principais bancos);
*Exceto para o banco SICOOB, onde não é necessário a carta para abertura de relacionamento, a abertura deve ser feita diretamente no Internet Banking. Exemplo em anexo

 

Ao entregar ao gerente da conta as cartas, é de fundamental importância que você também solicite a ele o processo de validação das remessas geradas. Para isso, utilize a nossa rotina de geração de remessas para gerar pelo menos 10 arquivos (a quantidade varia de acordo com o banco) e encaminhe-as ao gerente para a validação.

Feito isso, assim que o banco concluir todas as configurações ele notificará a Nexxera/Tecnospeed para que nós possamos prosseguir com o processo de liberação.

Desta forma, tendo qualquer novidade sobre o andamento e assim que estiver tudo pronto nós te avisaremos pelo ticket! 

 

Mas e se o banco gerente tiver dificuldades em iniciar o processo de liberação?

 

Por via de regra, a orientação junto aos bancos é solicitar uma alteração na forma como as remessas e retornos são recepcionados. Deixando de ser via internet banking, e passando a ser via VAN.

 

Para os principais bancos elaboramos um passo-a-passo mostrando como orientar o gerente caso haja dificuldades na liberação:

 

 image.pngBradesco:

  1.  Cliente preenche a carta de relacionamento; 
  2. Correntista entrega a carta para o gerente operacional da conta;
  3. Gerente Operacional a encaminha a demanda para o setor de conectividade;
  4. Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN Nexxera.

image.png  Itaú:

  1. Cliente preenche a carta de relacionamento;
  2. Correntista entrega a carta para o gerente operacional da conta;
  3. Gerente operacional encaminha a demanda para o setor de Implantação Cash ou Assistente comercial;
  4. Demanda é encaminhara para a equipe de Implantação Cash Técnica;
  5. Demanda é encaminhada para a equipe de Guia de Intercambio de Arquivos;
  6. Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN Nexxera.

image.png.e48c7d9f51942af447f6f7c829d3bb7c.png Santander: 

  1. Cliente preenche a carta de relacionamento;
  2. Correntista entrega a carta para o gerente da conta;
  3. Gerente encaminha a demanda para o setor de cadastramento;
  4. Demanda é encaminhada para o setor de Conectividade;
  5. Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN Nexxera.

image.png.ac80c5cdc019f5db3f74711bfc61e340.png  Banco do Brasil:

  1. Cliente preenche a carta de relacionamento;
  2. Correntista entrega a carta para o gerente da conta;
  3. Gerente encaminha a demanda para a Superintendência da agência;
  4. Demanda é encaminhada para a equipe de Conectividade (DITEC);
  5. Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN Nexxera.

image.png.463b6fd04ebaac592f18249154ee48f9.png Caixa:

  1. Cliente preenche a carta de relacionamento;
  2. Correntista entrega a carta para o gerente da conta;
  3. Gerente abre as Fises;
  4. Banco configura o CEF Controller (Nexxera);
  5. Banco direciona o cadastro para a Implantação Nexxera para que o mesmo seja concluído.

 transferir.png Banrisul:

  1. Cliente preenche a carta de relacionamento;
  2. Correntista entrega a carta para o gerente da conta;
  3. Gerente abre a solicitação via intranet do Banrisul;
  4. Solicitação é encaminhada ao Gerente de produtos;
  5. Gerente de produtos configura a Rede EDI (Conectividade);
  6. Após a conclusão do processo junto ao banco, a demanda é repassada para a VAN Nexxera.

 

Observação Importante:

E é importante citar também que o recurso de transmissão automática das remessas e retornos funciona apenas em ambiente de produção (para boletos reais).

 


Como posso acompanhar o processo de liberação da transmissão automática?

 

Assim que a Nexxera atualizar o processo interno com alguma informação, a Tecnospeed irá lhe notificar no mesmo ticket em que o processo foi aberto. A Tecnospeed monitora atualizações sobre os processos diariamente para que o mesmo seja finalizado o mais breve possível.

 

Abaixo segue alguns tipos de atualizações que podem ocorrer no ticket:

  • Alertar a falta de relacionamento do banco - Esta mensagem indica que até o momento a Nexxera não recebeu um contato do banco referente ao processo, ou seja, que o pedido de transmissão automática que deve ser enviada pelo banco ainda não foi feito. Caso recebe este feedback no seu ticket é importante confirmar junto ao banco se a abertura do relacionamento já foi iniciada.
  • OBS: Esta liberação bancária é essencial para o processo e o andamento da liberação de transmissão automática depende dela.

 

  • Solicitar a autorização para testes - Enviamos esta mensagem assim que a Nexxera libera o cadastro, e o intuito é para que possamos realizar um teste de emissão de boletos em produção (no valor de 1 real e com informações do pagador fictícios), para que o tráfego da remessa e do retorno ao banco possa ser validado. 

 

  • Informar que o processo foi finalizado - Com o sucesso do teste da etapa anterior, assim que a conciliação do retorno acontece nós encaminhamos a mensagem de conclusão, e a partir de agora suas remessas (para a conta vinculada ao ticket) já podem ser trafegadas de forma automatizada!

 

Qual o prazo de finalização do processo? 🤔

 

Referente aos prazos de finalização do processo, existe uma grande dependência pelas liberações bancárias para que o processo avance. Por isso, boa parte do prazo depende do trabalho de seu gerente/equipe responsável pela configuração junto ao banco.

 

Após a recepção do relacionamento pela Nexxera, existe um SLA que varia de 5 a 10 dias para finalizar o processo de transmissão automática.

 

Porém vale reforçar que caso o banco demore para realizar o contato com a Nexxera, o processo pode levar mais tempo, pois esta liberação bancária é essencial para o processo, e o andamento da liberação de transmissão automática depende dela.

*Caso o banco demore + de 90 dias para encaminhar o relacionamento a Nexxera, o processo será cancelado.

 

E após o processo for finalizado com sucesso? 🤔

 

Assim que o processo for finalizado, iremos lhe encaminhar o uma notificação através do ticket para que seja autorizado a ativação da transmissão automática e assim, solicitamos a autorização para gerarmos um boleto de teste (no valor de 1 real com informações do pagador fictícios), para que o tráfego da remessa e do retorno ao banco possa ser validado.

 

Existem mais modalidades de transmissão de boletos? 🤔

Existe sim, temos também a modalidade de Web Service, porém a mesma não utiliza arquivos de retorno e remessa, e ela pode ser utilizada em conjunto com a Transmissão automática.

 

Para saber mais sobre esta modalidade basta clicar nos links abaixo:

Transmissão automática e Registro via Web Service

Entendendo a Transmissão Manual, Automática e por WebService

 

Caso tenha qualquer dúvida sobre o cenário explicado ou se quiser conhecer nossas soluções , estaremos sempre à disposição e será um prazer ajudar!

image.png

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
 Compartilhar



Sobre o Fórum

Este é um fórum para todos que fazem parte
do ecossistema de uma Software House!

Bem-vindo(a) ao fórum da Casa do Desenvolvedor, uma comunidade completa, onde desenvolvedores, software houses, profissionais de marketing, experiência e vendas, fornecedores de soluções, aficionados por inovação e tecnologia podem tirar dúvidas, compartilhar novidades e conhecimento, trocar experiências e até postar uns memes que só nós da tecnologia entendemos 😅

Crie agora sua conta e vamos juntos fortalecer
o desenvolvimento de software no Brasil! 🇧🇷

×
×
  • Create New...