Jump to content

Como parar ou iniciar um serviço do Windows automaticamente.


Postagens Recomendadas

Este tópico ensina passo a passo como utilizar o tipo de arquivo .bat para inicializar e/ou parar um serviço do Windows.

 

Um arquivo de extensão .bat nada mais é do que um conjunto de comandos executados sequencialmente. Essa extensão foi criada para auxiliar em tarefas automatizadas que utilizam MS-DOS.

 

Para iniciar o processo de automatização, vou usar como exemplo o PLUGBOT que é um serviço do PlugDash que faz a integração entre o banco de dados e uma plataforma de gráficos maravilhosa que pode ser exibida via APP e Web, caso tenha interesse em conhecer mais sobre o produto, Clique aqui

 

Primeiramente vamos criar um arquivo com extensão ".bat", o primeiro passo é abrir o bloco de notas. Dentro desse bloco de notas nós podemos criar qualquer comando para ser executado no formato de MS-DOS, nesse caso nós vamos utilizar dois comandos, que são:

 

- net start nomeDoServiço // Este comando é utilizado para iniciar um serviço Windows.

 

- net stop nomeDoServiço // Este comando é utilizado para parar um serviço Windows.

 

No caso do meu exemplo, vou utilizar o comando net start "PlugBot 8088" então vou colar o comando dentro do bloco de notas e salvar o arquivo como uma extensão BAT, você pode salvar nesses dois formatos:

 

"nomedoarquivo.bat"

 

ou

 

nomedoarquivo.bat e escolher o tipo "Todos os arquivos"

 

Segue um exemplo utilizando a segunda opção.

notepad_XzkXZ9uJic.gif

Após salvar o arquivo com o comando para iniciar o serviço, você pode criar outro com o comando de parar o serviço.

 

Depois de feito os arquivos .bat você deve configurar o "Agendador de tarefas" do Windows.

 

Para abrir basta ir no menu iniciar do windows e digitar "Agendador de tarefas" e executar.

O0YUrzZmv2.gif

Dentro do agendador há uma janela de ações no lado direito, nessa janela há uma opção 

chamada "Criar Tarefa Básica", segue imagem

 

IMAGEM AGENDADOR CRIANDO TAREFA BASICA.png

 

Após clicar em "Criar tarefa básica" irá abrir uma tela para configurar as opções que você deseja, no caso do nosso exemplo vamos configurar para que o serviço "PlugBot 8088" seja iniciado todos os dias às 8h.

 

Primeiro vamos nomear a tarefa, assim que preencher o nome clique em avançar:

 

IMAGEM AGENDADOR CRIANDO 1.png

 

O segundo passo será escolher quando a tarefa será iniciada, no caso irei colocar diariamente, assim que escolher a opção clique em avançar:

 

IMAGEM AGENDADOR CRIANDO 2.png

 

O próximo passo será configurar o horário em que a tarefa será inicializada, no caso escolhemos 8h, após configurar o horário e a data em que deseja começar, clique em avançar:

 

IMAGEM AGENDADOR CRIANDO 3.png

 

Após escolhermos o horário teremos que escolher o script que utilizaremos para a execução da tarefa, que no caso será o arquivo .bat que criamos anteriormente com o script em MS-DOS, você deve procurar o diretório e colocar no agendador, segue imagem para auxiliá-lo:

 

GIF AGENDADOR SCRIPS.gif

 

Após essas configurações o agendador exibirá um resumo da tarefa, confira todos os dados e clique em "Concluir" para enviar a tarefa ao agendamento do Windows e finalizar o processo.

 

IMAGEM FINALIZANDO O AGENDAMENTO.png

 

Após esses passos, nós criamos a tarefa de iniciar o serviço "PlugBot 8088", para a tarefa de parar o serviço poderá ser feito da mesma forma porém alterando o arquivo BAT que será executado e o horário em que ele será executado, esse processo também pode ser utilizado para subir/parar qualquer serviço do Windows e executar um script específico em determinado momento e/ou gatilho.

 

Se tiver alguma dúvida ou sugestão para compartilhar, por favor nos envie aqui nos comentários, toda informação que conseguirmos acumular vai ajudar, obrigado!

 

  • Curtir 3
  • Amei 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 1 year later...

Essa dica me adiantou bastante!

 

Criei um agendamento diário para a iniciação do PostgreSQL - que por vezes, não inicia sozinho e precisa iniciar na mão - e também, tenho um bat que configurei para abrir pastas temporárias e apagar os arquivos, que configurei pra rodar semanalmente, me "lembrando" de limpar os temps.

Segue o código que uso nesse bat, caso alguém tenha interesse:

start C:\Windows\Temp

start %temp%

start C:\Windows\Prefetch

 

  • Curtir 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...