O Notion é uma ferramenta de organização tanto pessoal quanto profissional.
Essa ferramenta contém diversas aplicações de organização e produtividade como documentos, textos, tabelas, calendários, lista e planilhas, tudo dentro da mesma aplicação. Com isso você consegue condensar seus arquivos, anotações, planilhas em um só lugar.
A sua interface ainda não possui uma versão em português, mas ainda assim, ela é bastante intuitiva e com um pouco de dedicação é possível compreender como o seu funcionamento é feito.
Para realizar o download da ferramenta, crie uma conta gratuita: basta clicar no seguinte link: https://www.notion.so
A aplicação possui a versão gratuita e a versão paga. Para uso pessoal, a versão gratuita atende perfeitamente, já a versão paga serve para gerenciamento de equipes e inclui algumas outras funcionalidades. O Notion possui a versão desktop e web.
Após criar a sua conta no Notion, no lado superior esquerdo da sua tela, ficarão disponíveis algumas sugestões de organizadores de tarefas:
Caso nenhumas delas lhe sirva, você pode deletar permanentemente e criar novas a partir do zero.
Você pode também usar os templates disponibilizados pela própria ferramenta:
Para você iniciar o seu planejamento dentro do Notion, basta criar uma nova página:
Após clicar em Add a page, basta você selecionar a opção que deseja, lembrando que você pode criar tabelas, listas, calendários, galerias...
No nosso exemplo, iremos criar uma lista de leitura utilizando a opção de table:
Primeiramente, dê nome a página, e após isso selecione a opção desejada, no nosso exemplo vamos criar uma lista de leitura em formato tabela:
Feito isso, nossa página será direcionada, basta clicar na opção de New database:
A sua lista ficará em branco com as colunas disponíveis para edição. Conforme a sua necessidade, você poderá incluir data, progresso, arquivos. Para isso, basta clicar na coluna e selecionar a opção desejada:
Após montar a sua lista, basta aplicar os valores nas colunas conforme a sua necessidade:
Pronto, nossa lista de leitura está montada, e agora basta adicionar novos livros e fazer o gerenciamento do seu progresso.