Jump to content

NFSe Nacional: Obrigatoriedade ME e EPP optantes pelo Simples Nacional

O Comitê Gestor do Simples Nacional tornou obrigatória a utilização do Emissor Nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) para empresas optantes pelo Simples Nacional.

A partir de 1º de setembro de 2026, as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional passam a ser obrigadas a utilizar a NFS-e de padrão nacional, conforme previsto na  Resolução CGSN nº 189/2026, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 28 de abril.

Na prática, a NFS-e deverá ser emitida exclusivamente pelo Emissor Nacional, que pode ser acessado de duas formas:

• pelo portal do contribuinte (emissor web); ou
  • por meio de sistemas (ERP) integrados via API com o ambiente nacional.

A norma também esclarece que a obrigatoriedade se aplica mesmo em situações específicas, como:

• quando o pedido de opção pelo Simples Nacional ainda estiver em análise, com possibilidade de efeito retroativo;
  • ou quando a empresa estiver sob algum tipo de impedimento previsto na legislação.

Outro ponto importante é que a NFS-e de padrão nacional terá validade em todo o território nacional e será suficiente para fundamentar e constituir o crédito tributário, o que fortalece a padronização entre os entes.

Quanto ao acesso às informações, os dados continuarão disponíveis aos entes federativos por meio dos canais já conhecidos:

• consulta no Painel Municipal da NFS-e; ou
  • acesso aos documentos em ambiente compartilhado de dados, via integração.

Recommended Comments

Não há comentários para exibir.

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
  • Create New...