Jump to content

ajuda em um mini projeto

edwilson junior

Postagens Recomendadas

'''fiz esse projeto, basicamente ele diz qual número entre os três inseridos é o maior
porém, não estava conseguindo fazer e acabou que o pycharm me ajudou, no entanto, 
eu não sei o que isso significa:if not (not (num1 > num2) or not num3)
e gostaria de ajuda pra entender'''

#ler o numero 01
num1 = int(input('digite um número: '))
#ler o numero 02
num2 = int(input('digite outro número: '))
#ler o numero 03
num3 = int(input('digite mais um número: '))
#formular um calculo para distinguir qual número é maior
if not (not (num1 > num2) or not num3):
    print(f'O número {num1} é o maior entre eles')
elif num3 > num2 and num1:
    print(f'O número {num3} é o maior entre eles')

else:
    print(f'O número {num2} é o maior entre eles')
#formular um número pra distinguir qual número é menor
Editado por edwilson junior
sem legenda
Compartilhe em outros sites

Boa Tarde Edwilson, tudo certo? A expressão passada ali significa:

Se não (não (num1 é maior que num2) ou não num3) for verdadeiro, execute o código a seguir.

• A primeira operação a ser avaliada é "num1 > num2", que verifica se o valor de "num1" é maior que o valor de "num2". Se esta condição for falsa, significa que "num1" não é maior que "num2".
  • Em seguida, a negação é aplicada a essa expressão, ou seja, "not (num1 > num2)". Isso significa que se "num1" não for maior que "num2", essa expressão será verdadeira.
  • Depois, a expressão "not num3" é avaliada. Se "num3" for falso (ou seja, igual a zero), a expressão será verdadeira.
  • Em seguida, as duas expressões anteriores são combinadas usando o operador "or". Isso significa que se uma das expressões for verdadeira, a condição como um todo será verdadeira.
  • Finalmente, a negação é aplicada à expressão completa usando "not", o que significa que a condição será verdadeira apenas se a expressão completa for falsa.

Em resumo, a condição "if not (not (num1 > num2) or not num3)" será verdadeira se "num1" não for maior que "num2" E "num3" for verdadeiro (diferente de zero).

Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora

• Create New...