Jump to content

Introdução ao Kodular


Postagens Recomendadas

Navegando pela internet, em algum momento, aposto que já viu a seguinte notificação: "Dona de casa cria app e fatura extra com ele" ou "Criança de 10 anos lança seu primeiro app de sucesso". Pessoas no mundo de T.I. sabem que não existe "magica" ou a "bala de prata" se tratando em desenvolvimento ou linguagem de programação, mas realmente existem linguagens onde só com conhecimento em lógica consegue criar apps funcionais e até comerciais.

Nesse artigo vou falar de um deles o Kodular. Inspirado no App Inventor (https://appinventor.mit.edu/) da MIT.

O Kodular é uma ferramenta que utiliza a linguagem No-Code, tendo um conhecimento em lógica ele é de fácil utilização e de uma rápida curva de aprendizagem, arrastando componentes na tela e utilizando blocos para desenvolver.
para poder acessar a ferramenta é preciso entrar e cadastrar no site https://www.kodular.io/ tendo duas modalidades a Free e a Premium.

image.png

Após cadastrado você pode dar inicio a criação e a configuração do projeto do projeto

Projeto.png

 

image.png

 

A tela de Designer é bem intuitiva. No centro está o display( que pode ser alterado para algumas versões diferentes de dispositivos no combo superior), no lado esquerdo ficam as paletas de componentes que podem ser arrastadas para tela e no lado direito fica as propriedades que podem ser alteradas nesse componente.

image.png

A sua programação também é simples, um ponto chave para a fluidez em seu aprendizado, utilizando de eventos e os famosos blocos de encaixe.

No lado esquerdo ficam a lógica e os eventos dos componentes utilizados e no centro os blocos para serem encaixados.

image.png

 

Para testar a aplicação é necessário que faça o download do app Kodular Companion no GooglePlay. e ir na opção Test e selecionar Connect to companion. Vai gerar um QRCode que pode ser lido pelo app e irá espelhar a aplicação no seu celular, que pode ver as alterações sendo feitas em tempo real. 

image.png

Aqui foi somente uma breve introdução ao que o Kodular pode entregar, nele existe uma gama de ferramentas que podem ser exploradas como a possibilidade de adicionar novas extensões (limitadas em 5 por projeto na versão Free).

Algumas linguagens podem parecer "um bicho de sete cabeças", mas o Kodular vem para mostrar que ideias podem ser tiradas do papel de forma fácil e rápida até mesmo para aqueles que tem dificuldade em "codar".

Existem outras ferramentas na mesma pegada, a já citada. App Inventor e a thunkable (https://x.thunkable.com/login).

Se quiserem expandir o conhecimento na linguagem no-code e low-code também recomendo a dar uma olhada no AppGyver (https://www.appgyver.com/) e no Booble (https://bubble.io/). 

Vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado desse artigo. 

image.png

  • Curtir 7
  • Amei 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 2 months later...

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
×
×
  • Create New...