Jump to content

Pra que serve um array


pedrozerbos

Postagens Recomendadas

Sou iniciante em programação e no meu curso online e na faculdade vi muito a se falar sobre arrays ou outros tipos de estruturação de dados, e todos explicando o que é um array da seguinte forma:

"array é uma estrutura de dados simples presente na maioria das linguagens de programação. Seu principal objetivo é ser um espaço contínuo na memória para organizar e armazenar uma coleção de elementos."

 

Mas na minha cabeça penso: não é o banco de dados que tem essa função, organizar?  Tenho uma suposição que array armazena os dados que o cliente deu como input, ou que o banco de dados precisa passar para o cliente, só que de forma temporária, ou seja, não é permatente que nem o banco de dados. ta certo isso?

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 3 months later...

Olá @pedrozerbos.

No início é realmente confuso. Estamos em contato com algo novo : a abstração ( imagem mental subjetiva, irreal).  Deparamos com array diretamente na linguagem de programação.

Vamos por definição, independente  da linguagem de programação. Conforme progredimos na pesquisa da definição de array, vamos complementando o entendimento. 

Se traduzirmos, temos : ordem, arranjo , série, conjunto, lista, matriz ( repito, independe de linguagem de programação)

Aqui você já encontra array em outros contextos...

Quando vamos para a programação, cada linguagem abstrai este conceito de uma forma e o resultado, em geral é o mesmo. Inicia-se chamando de vetor e conforme aprofundamos na faculdade por exemplo, estudamos :   

  • Estrutura de Dados com os termos :
  • Dados : texto, caracter, inteiro e outros
  • Estrutura : como estes dados serão armazenados ( agrupados, listados). 
  • Vetor  :  array com uma dimensão (armazena dados do mesmo tipo). Podemos imaginar uma lista de compras.
  • Matriz :  array com mais de uma dimensão. Podemos imaginar um cupom de supermercado com produto e preço (aqui já surge a abstração de linha x coluna )

Seguindo, cada linguagem implementou formas de lidar com essas "Estrutura de Dados",  por exemplo:

  • buscar o tamanho da lista ( quantos itens tem armazenados )
  • buscar o último item da lista 
  • buscar o primeiro da lista
  • assim por diante.

 

Exemplos :

Na programação, ao executar o código, a linguagem usa " um espaço contínuo na memória " do sistema operacional, para organizar os dados (em array)  e depois  "armazenar" no banco de dados. Tentei adequar a explicação ao conceito citado por você.

É importante termos noção do fundamento na vida real, antes de "abstrair" para computador. Em suma, temos a abstração de um conjunto de "coisas" onde chamamos de lista(array). Cada linguagem de programação tem implementado (em geral),  formas de tratar listas.

Espero ter ajudado.  Poderá complementar seu estudo neste link

 

Valeu!

  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...