Jump to content

Automação com Pyautogui


Thanael

Postagens Recomendadas

  • Pessoal da TecnoSpeed

Fala pessoal tudo bem? 😀

Sabe aquelas tarefas monótonas cansativas de realizar 😕, que muitas vezes é simplesmente clicar nos mesmos lugares, apertar as mesmas teclas e por ai vai.... Já imaginou poder automatizar essas tarefas maçantes e fazer com que o computador realize essas mesmas tarefas sem você nem precisar estar perto?
 

Isso seria uma maravilha né, mas ai você pode estar se perguntando "Ah mas para fazer isso eu preciso ser um programador experiente...

Então a resposta para essa pergunta é NÃO!
Você pode SIM automatizar processos simples somente sabendo o básico de Python. 

Automação com Pyautogui

Muitas tarefas podem ser automatizadas com a biblioteca Pyautogui do python, mas o que exatamente esta biblioteca faz ? Então esta biblioteca resumidamente controla seu mouse e teclado, de modo com que você passe instruções para o seu computador explicando o que ele deve fazer, onde clicar, que tecla apertar e assim por diante, achou complicado? vou facilitar para você mostrando um exemplo.

Exemplo: Preciso jogar os arquivos de uma pasta para o drive, com o pyautogui seria como se criássemos as instruções de como faríamos manualmente e a partir dai o computador só iria seguir estas instruções.

  1. Apertar Windows
  2. Digitar Google
  3. Abrir nova aba 
  4. Pesquisar Google drive
  5. Logar
  6. Apertar Windows
  7. Procurar os arquivos
  8. Clicar e segurar no arquivo
  9. Arrastar até o google drive
  10. soltar

Perceba que para realizar isso você precisa explicar todo o passo a passo, pois a biblioteca ira controlar o mouse e teclado realizando somente as ações passadas no script, de modo com que você precisa explicar literalmente todo o processo, desde pressionar uma tecla até levar o mouse até x posição.

Veja abaixo um exemplo de como ficaria isto no python

import pyautogui
import time

# Abrir o bloco de notas
pyautogui.press('winleft')
time.sleep(3)
pyautogui.write('bloco de notas')
time.sleep(3)
pyautogui.press('enter')

# Digitar este é um exemplo de automação
time.sleep(1)
pyautogui.write('Este é um exemplo de automação')

A ideia por trás de realizar este tipo de automação é bem simples, você nem precisa possuir conhecimento de tópicos avançados da linguagem. Com o básico você já consegue automatizar a maioria dos processos que você teria de realizar manualmente.

Caso queira conhecer mais sobre esta biblioteca existem diversos vídeos no youtube ensinando a utilizar ela, mas eu recomendo sempre ler a documentação, e a documentação desta biblioteca é bem prática e explica tudo o que se pode fazer com ela.

Documentação: https://pyautogui.readthedocs.io/en/latest/

Com base nesse conteúdo percebemos que automatizar alguma tarefa pode ser algo simples dependendo da tarefa.

 

Então, já pensou em quais tarefas do seu dia a dia você poderia automatizar com o pyautogui?
Me conta aqui nos comentários estou curioso para saber quais processos você pretende automatizar.

  • Curtir 3
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...