Jump to content

Desperdícios no desenvolvimento de software


Postagens Recomendadas

Resumo de artigo científico
Desperdícios no desenvolvimento de software

 

    Os autores deste, trouxeram um estudo sobre o desperdício no contexto da Engenharia de Software. De acordo com eles, o desenvolvimento de software é uma atividade sociotécnica complexa que envolve diferentes áreas e habilidades. Tal atividade, pode propiciar uma ampla oportunidade para surgir desperdícios. Foi considerado como desperdício, qualquer atividade que consome recursos e não agrega valor para o cliente ou usuário. Por definição, quando se reduz o desperdício, resulta em melhora na produtividade e eficiência. Porém tal redução apresenta ser uma custosa tarefa, pois vários fenômenos cognitivos dificultam a identificação desses desperdícios.

    Para elucidar tais fenômenos, o objetivo deste foi de identificar e descrever diferentes tipos de desperdícios no desenvolvimento de software. Para atingir tal, foi realizado uma observação, seguindo a Teoria Fundamentada (TF), em diferentes projetos da empresa Pivotal, uma consultoria em desenvolvimento de software. Também foram entrevistados profissionais relacionados da área. Como resultado, os autores apresentaram nove tipos de desperdícios, listados a seguir: 

1 ) Construção equivocada de recursos ou produtos
    A construção de recursos ou produtos que ninguém precisa, deseja ou usa, obviamente desperdiça tempo e esforços de todos envolvidos. Foi observado que esse tipo de desperdício afeta a moral da equipe, os proprietários do software e a satisfação do cliente. 

2 ) Mal gerenciamento do backlog
    O backlog pode ser mal gerenciado de várias maneiras e resulta em atraso e diminuição da produtividade da equipe. Profissionais que trabalharam em tarefas de baixa prioridade, por conta de ineficiente priorização, e em atividades duplicadas que não foram devidamente unificadas, apresentaram entregas de menor valor, atraso de correções necessárias e trabalho duplicado.

3 ) Retrabalho
    Foram observadas várias fontes de retrabalho como: déficit técnico, defeitos nos produtos de trabalho, estratégia de teste ruim, histórias rejeitadas, histórias sem definição clara de conclusão e modelos ambíguos. Gerando entregas incorretas e necessitando de nova tratativa.

4 ) Soluções desnecessariamente complexas
    Essas podem ser causadas por complexidade de recursos, complexidade técnica ou falta de reutilização. Ocasionando na entrega de um produto mais complicado do que o necessário.

5 ) Sobrecarga cognitiva externa
    A atividade de desenvolvimento de software apresenta uma alta carga cognitiva e a capacidade mental de um desenvolvedor é um recurso limitado. Foram identificadas algumas fontes que promovem o gasto desnecessário de energia mental como: histórias supercomplicadas, ferramentas ineficazes, déficit técnico e realização de várias tarefas simultâneas. 

6 ) Estresse psicológico
    O sofrimento psicológico relacionado ao trabalho causa absenteísmo, esgotamento mental, baixa produtividade e uma variedade de problemas de saúde. 

7 ) Espera/multitarefa
    Quando se tem desenvolvedores em modo de espera, trabalhando lentamente ou trabalhando em atividades de baixa prioridade por conta de algo que impede de prosseguir com atividades mais prioritárias, o tempo é desperdiçado e promove atrasos nos projetos. 

8 ) Perda de conhecimento
    A perda de conhecimento ocorre quando um membro deixa uma equipe ou empresa e não registra ou transfere algum conhecimento específico. Foi observado que as equipes que têm políticas de promover o compartilhamento de conhecimento, são menos suscetíveis à perda de capital intelectual por rotatividade.

9 ) Comunicação ineficaz
    Foi definido comunicação ineficaz como comunicação incompleta, incorreta, enganosa ineficiente ou ausente. Os fatores que facilitaram esta ineficiência foram mais frequentes em situações com equipes grandes, comunicação assíncrona, desequilíbrio na comunicação e reuniões ineficientes. Influenciando diretamente na produtividade da equipe e na entrega do projeto. 

    Em conclusão, foi apresentado a primeira taxonomia empírica de desperdícios no desenvolvimento de software. Identificou-se nove tipos, suas respectivas causas e tensões subjacentes. Também foi comparado essa, com a taxonomia de desperdícios do Desenvolvimento Enxuto de Software. Os autores pontuaram que identificar e compreender os desperdícios é apenas o primeiro passo para elaboração de técnicas que os diminuam.  Como pesquisas futuras, foi sugerido promover este estudo em mais projetos e empresas para revelar novos tipos de desperdício ou melhorar a compreensão dos apresentados.

Referência

SEDANO, Todd; RALPH, Paul; PÉRAIRE, Cécile. Software development waste. In: 2017 IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering (ICSE). IEEE, 2017. p. 130-140.

  • Curtir 6
  • Amei 4
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
  • Quem está online   0 Membros, 0 Anônimos, 25 Visitantes (Ver lista completa)

    • There are no registered users currently online


×
×
  • Create New...