Guilherme Borges Posted May 30, 2022 Share Posted May 30, 2022 Fala Desenvolvedor, beleza? Quando o assunto é envio de remessas através da transmissão automática, o famoso problema Quarentena na Nexxera é um dos mais conhecidos impasses que acabam barrando o envio dos arquivos de remessa ao banco, e que consequentemente impossibilita os registros dos boletos via VAN Nexxera. Porém, o que significa essa quarentena, e como eu posso resolver esse problema? Bem, se você possui alguma dessas dúvidas, este post é ideal para solucionar seus questionamentos. Bora lá? O que é Nexxera? 🧐 Basicamente, a Nexxera é um intermediador entre nossa API e o banco, portanto dependendo do seu método de envio, quando você emite uma remessa através da nossa aplicação utilizando a transmissão automática, este arquivo passa pela Nexxera, que analisa este arquivo e realiza o encaminhamento do mesmo para instituição financeira. Da mesma forma, acontece com o arquivo de retorno, o banco encaminha esta informação para a VAN Nexxera, que processa este arquivo, e devolve ele para a nossa aplicação. E o que vocês querem dizer quando sou informado que meu arquivo de remessa ficou retido em quarentena? 🤔 Resumidamente, quando seu arquivo fica retido em quarentena, significa que sua remessa ficou parada na Nexxera, e não concluiu seu trajeto normal para ser enviado ao banco. Isso pode indicar que seu arquivo está com algum problema em sua estrutura, ou no cadastro do relacionamento entre banco e Nexxera. Por exemplo, caso seu gerente tenha solicitado para a Nexxera a utilização do layout CNAB 400, e você tenha enviado o arquivo com o CNAB 240 através da nossa API, seu arquivo vai ficar barrado na Nexxera por divergência das informações solicitadas pelo seu banco, e aquelas que você enviou no arquivo de remessa. Além disso, é importante comentar que este impasse acaba ocorrendo com mais frequência nos primeiros envios através da VAN, na fase de teste do tráfego de arquivos. Contudo, o problema também pode estar presente em envios realizados em produção, por conta de inconsistências estruturais, ou de relacionamento entre Nexxera e instituição financeira (semelhante ao exemplo citado no parágrafo anterior). E como posso solucionar este problema? 😎 Na maioria dos casos, nossa equipe já identifica estas quarentenas por meio de e-mails disponibilizados pela Nexxera, nos notificando dos arquivos que ficaram barrados em quarentena e solicitando a correção dos mesmos, ou até mesmo, esta verificação pode acontecer nos contatos que realizamos com a VAN diariamente, focados em solucionar impasses na comunicação entre nossa API e o banco. Porém, caso algum arquivo seu não tenha sido registrado por meio da transmissão automática, e você deseja confirmar se ele foi enviado ao banco, ou se ficou parado na VAN, basta nos solicitar a verificação nos diversos meios de comunicação (E-mail, chat e ticket), que faremos a consulta na Nexxera, e buscaremos solucionar os possíveis impasses no tráfego do arquivo. E por hoje é isso Desenvolvedor, espero que tenha gostado do post e que o conteúdo tenha agregado ao seu conhecimento. Qualquer dúvida estou à disposição, e até a próxima! 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aricia Duarte Posted September 13 Share Posted September 13 Tenho uma dúvida com relação a utilização de Van. por ser uma rede privada, o custo do tráfego é a cargo da empresa ou da IF? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guilherme Borges Posted September 14 Author Share Posted September 14 Olá Arícia, bom dia! O custo do tráfego entre TecnoSpeed e VAN, fica como responsabilidade nossa. Atenciosamente. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now