Jump to content

Você consegue me ajudar com a modelagem de dados?


idila

Postagens Recomendadas

Gente, bom dia! Tô iniciando em BD na faculdade, mas sigo com algumas dúvidas( o remoto e o professor não ajudam muito rsrs). Alguém poderia avaliar meu modelo de minimundo e modelo conceitual? Futuramente farei o modelo lógico e o físico. (PRINT DO MODELO CONCEITUAL ANEXO.)

 

MINIMUNDO - Cenário - Farmácia

Deseja-se criar uma base de dados. Em pesquisa, foi observado que houve um grande aumento na procura de medicamentos sem receita médica por parte da população durante a pandemia. Para isso, uma farmácia que possui um endereço e um laboratório que se localiza em outro endereço, resolveram fechar uma parceria , para construir uma base de dados com os medicamentos  mais utilizados na automedicação. O laboratório produz o medicamento que é fornecido para a farmácia. O cliente compra o medicamento, que é vendido pela farmácia, cada cliente pode ter ou não uma receita médica, tem um CPF, um nome  ,data de nascimento, telefone e endereço,  cada medicamento possui nome, dosagem, forma de farmacêutica e  princípio ativo.  Portanto, essa parceria tem a finalidade de auxiliar a população e a administração dos medicamentos mais consumidos da farmácia.

 

Captura de tela 2022-05-03 075936.png

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 1 month later...

Olá Idila, tudo bem?

Eu detalharia mais as relações que existem... ficando assim:

  • Laboratório  -> Fornece -> Medicamento
  • Paciente -> Compra -> Medicamento
  • Laboratório -> Fornece para -> Farmácia
  • Farmácia -> Vende para -> Paciente

Nessa abordagem a entidade Farmácia só é necessária se você for realizar uma modelagem entendendo que existirão várias farmácias, pois se for apenas uma farmácia não é necessário que exista essa entidade.

Existindo a entidade Farmácia, também poderia existir uma relação entre a Farmácia e o medicamento caso a farmácia fosse controlar estoque.

Outro ponto é que no caso de alguns atributos que você sugeriu que sejam para as entidades, podem variar de acordo com a operação, por exemplo o receituário, que ocorrerá por medicamento em cada compra do paciente, ok? 😜

Espero ter ajudado!!!

 

image.png

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...