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O que fazer quando não recebo o retorno de uma remessa enviada através da VAN?


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Fala Desenvolvedor, beleza?

Meu nome é Guilherme, e diariamente estou inserido no processo de habilitação da transmissão automática para o envio de arquivos de remessas e recebimento de arquivos de retorno. Diante disso, um dos principais problemas que ocorrem na maioria das homologações da VAN, é quando enviamos um arquivo de remessa ao banco para avaliarmos o funcionamento da transmissão automática, e o mesmo acaba não recebendo o retorno por parte da instituição financeira, assim, consequentemente o boleto em questão não é registrado, ou o pagamento emitido acaba não sendo efetivado. Nesse sentido, neste post demonstrarei como você pode consultar o que ocasionou a pendência de arquivos de retorno de forma mais eficiente.

 

1 Consultar se o arquivo foi ao banco ou ficou retido em quarentena 🧐

Primeiramente, é importante saber que quando uma remessa é enviada pela VAN para os serviços de cobrança ou pagamentos através da API da TecnoSpeed, antes de chegar ao banco o arquivo é processado pela Nexxera (quem realiza a intermediação de arquivos entre a nossa API e o banco). Assim, caso exista algum problema na estrutura do arquivo ou haja algum impasse técnico na intermediadora, a remessa pode acabar ficando retida em quarentena (que basicamente é o termo utilizado para se referir quando a remessa fica parada na Nexxera e não é enviada ao banco). Dessa forma, caso você queira confirmar se o seu arquivo ficou retido em quarentena, você pode solicitar essa consulta ao atendente que estiver atuando no seu ticket, e ele realizará esta verificação junto a Nexxera. 

 

2 Entrar em contato com o banco 🏦

Caso seja confirmado pela empresa que realiza a intermediação de arquivos, que a remessa chegou ao banco, o próximo passo é entrar em contato com a instituição financeira para validar o que aconteceu com esse arquivo emitido. Nesse contexto, você pode entrar em contato diretamente com o gerente da conta, ou ligar para o SAC do banco voltado para pessoas jurídicas, que em sua maioria possuem um setor específico para análises de arquivos de remessa e retornos. Assim, os contatos utilizados pela nossa equipe (para os principais bancos) são estes: 

  • Bradesco: 3003-1000
  • Caixa: 4004-0104
  • Santander: 4004-2125
  • Sicredi: 3003-4770
  • Itaú: 4090-1118
  • Banco do Brasil: 4003-3001

Portanto, se algum funcionário do banco encontrar alguma inconsistência na estrutura do arquivo que foi a causadora da rejeição da remessa, ele lhe informará e solicitará o envio de um novo boleto/pagamento.

 

3 Ajustar os erros apontados pelo banco, e emitir uma nova remessa 

Por fim, nesta terceira etapa, você vai levantar os pontos de ajustes informados pelo banco, e irá realizar a correção no momento de encaminhar uma nova remessa. Neste momento, pode ser que você necessite da atuação da nossa equipe para realizar correções na transmissão do arquivo, ou apenas para tirar dúvida estruturais sobre a remessa, e para isso estamos à disposição para resolver os impasses via ticket ou chat de mensagens.

 

E por hoje é isso desenvolvedor, espero que tenha gostado do post e que o conteúdo tenha agregado ao seu conhecimento. Qualquer dúvida estou à disposição, e até a próxima!

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