Jump to content

O que é CERTIFICADO DIGITAL e qual sua utilização em COBRANÇAS BANCÁRIAS


Postagens Recomendadas

Olá Desenvolvedor!

Hoje trataremos do arquivo CERTIFICADO DIGITAL e qual sua utilização em COBRANÇAS BANCÁRIAS, primeiro vamos definir o que é este arquivo quais suas utilizações e como esta sendo utilizado para o sistema de cobranças bancarias atualmente.

O que é um Certificado Digital?

O Certificado Digital nada mais é que um arquivo eletrônico que funciona a grosso modo como um "documento de identificação eletrônica "de pessoas físicas e jurídicas. Com a utilização desse recurso é possível a assinatura eletrônica de documentos, emissão de notas fiscais e etc.

Como o certificado digital comprova idoneidade da assinatura?

A forma com que o certificado digital garante a identidade da pessoa ou organização é feita por um par de chaves criptografadas, vale lembrar que essa asinatura é valida legalmente. As chaves utilizadas são:

chave privada: serve para criptografar dados que atestam a identidade sobre a pessoa ou a empresa, seja para acessar um sistema, seja para assinar um documento eletrônico. Só conhece essa chave quem está autorizado a usar o certificado que a gerou;

chave pública é compartilhada com quem precisa decodificar a criptografia das informações que atestam a identidade para que seja reconhecida e aceita. A chave pública só serve para decodificar o que foi criptografado usando a chave privada criada junto dela.

Qual sua utilização em REGISTRO de BOLETOS?

Hoje algumas instituições bancárias utilizam o certificado A1 que é o mesmo utilizado para envio de Notas Fiscais para autenticar as requisições enviadas para a API bancária, basicamente a instituição bancária cadastra a chave privada do arquivo em sua API como parâmetro para autenticação das requisições enviadas.

 

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
  • Quem está online   0 Membros, 0 Anônimos, 26 Visitantes (Ver lista completa)

    • There are no registered users currently online


×
×
  • Create New...