Jump to content

Erro de sequencial no envio de remessas através da VAN


Postagens Recomendadas

Fala Desenvolvedor, beleza?

   Meu nome é Guilherme, e como  Consultor Técnico que atua diretamente no processo de liberação da transmissão automática para o envio de arquivos de remessas e recebimento de retornos, escrevo este post para apresentar um dos principais problemas que causam a rejeição dos títulos nos bancos, quando encaminhamos um remessa de cobrança através da transmissão automática (VAN), que é o erro de sequencial do arquivo de remessa.

   Primeiramente, é importante lembrar que o sequencial de remessa possui basicamente a mesma função que o "Nosso número" exerce para o boleto, assim, sua finalidade principal é servir como um identificador do arquivo de remessa encaminhado para a instituição financeira, facilitando o controle e a identificação de um determinado arquivo quando for preciso. Dessa forma, já é possível imaginar que quando uma remessa é encaminhada com um sequencial repetido, isso pode ocasionar erros no registro do boleto por parte do banco. E é exatamente isso que acaba causando este problema que comentaremos neste post, o envio de um arquivo de remessa com o sequencial repetido.

   Diante disso, este problema acaba acontecendo com mais frequência no início do processo de homologação da VAN, quando os clientes estão realizando a migração da transmissão manual para a automática. Visto que, quando as primeiras remessas de testes são enviadas através da VAN, elas são encaminhadas ao banco com os sequenciais 00001, 00002 e assim por diante. Porém, se o cliente já realizava o envio de remessas ao banco antes da homologação da VAN, através de outros métodos de envio, significa que as remessas 00001 e 00002 já foram recebidas e registradas pelo banco em outros momentos, e se forem enviadas novamente, não serão aceitas e consequentemente os boletos contidos em sua estrutura não serão registrados. Nesse contexto, o que torna mais difícil a identificação deste problema, é que quando ele ocorre, na maioria das vezes, o banco acaba não disponibilizando nem o retorno de rejeição do boleto, assim, as remessas chegam para a instituição financeira, porém, acabam não sendo processadas pela mesma.

 

Mas como posso identificar este erro no envio de uma remessa, sendo que o retorno de rejeição não é disponibilizado pelo banco quando ele ocorre? 🤔

   Nesse sentido, quando um boleto não recebe o retorno por parte do banco, é essencial entrar em contato com o gerente da conta, ou com o setor responsável do banco através do SAC da instituição financeira (importante lembrar que a maioria dos bancos possuem um setor especializado para análises de arquivos de remessa e retorno) de modo a buscar compreender o que ocorreu, para que a remessa não fosse acatada pelo banco. Dessa forma, caso o erro esteja no sequencial, o funcionário do banco que estiver lhe atendendo, irá logo perceber esta inconsistência, e lhe informará quais são os próximos sequenciais a serem utilizados nos futuros envios.

 

Onde consigo realizar o ajuste do sequencial na API de boletos da TecnoSpeed? 🤔

 

 

  • Após realizado o login na plataforma, na página inicial, você deve acessar o campo “Contas/Convênio”:

 

                         image.png

 

  • Além disso, após ter selecionado a opção descrita anteriormente, você precisa passar o cursor do mouse em cima das reticências presentes à direita da conta que você deseja alterar, e posteriormente selecionar a opção “Listar convênios”: 

 

                         image.png

 

 

  • Ademais, seguindo o mesmo padrão anterior, na próxima página, você selecionará as reticências ao lado do convênio que deve ser alterado, e escolherá a opção “Editar Convênio”:

 

                         image.png


 

  • Por fim, você selecionará a opção “configurações do convênio” no canto inferior da tela, e para realizar modificações no sequencial de remessa basta alterar o campo “número atual”, conforme demonstrado abaixo. Porém, é importante ressaltar, que neste campo deve ser preenchido o número atual da remessa, e não o próximo que será enviado. Como por exemplo, em contato com o banco, você foi informado que o próximo sequencial a ser enviado para a instituição financeira é o 188. Assim, no campo “número atual” você irá informar o valor 187, para que a próxima remessa enviada, já seja encaminhada com os valores corretos. Nesse sentido, se você preencher o campo com o 188, a próxima remessa será enviada com o sequencial 189, e assim por diante.

 

                      image.png

 

                      image.png

 

E por hoje é isso desenvolvedor, espero que tenha gostado do post e que o conteúdo tenha agregado ao seu conhecimento. Qualquer dúvida estou à disposição, e até a próxima!

 

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...