Jump to content

A Regra dos 40%: indicador de desempenho a ser monitorado


Daiane_Vinhoto

Postagens Recomendadas

Hoje ouvimos falar sobre a regra dos 40 na apresentação do planejamento estratégico, então resolvi aproveitar a oportunidade e trazer um pouco sobre esse tema pra vocês! 😉

A Regra dos 40%  é um dos métodos para avaliar a performance de uma empresa de Saas e diz que a taxa de crescimento + o lucro da empresa deve dar pelo menos 40%.

Crescimento (%) + Lucratividade (%) >= 40%

Para o cálculo, o criador da regra, empresário e investidor Brad Feld, sugere em seu blog que sejam utilizados o crescimento ano a ano do MRR mensal e como lucro, seja considerado o EBITDA.

Para os investidores, a Regra dos 40 ajuda a identificar empresas com boa performance, já para os responsáveis de negócios, trata-se de mais um indicador onde manter o olhar atento. 🧐

Basicamente, se o crescimento da empresa for 10%, por exemplo, o lucro precisaria ser pelo menos de 30%. Se o lucro for menor, 5% por exemplo, o crescimento deveria ser de 35%, e, se o crescimento for de, surpreendentemente, 50%, o lucro aceitável seria de até -10%, e  assim por diante.

Dessa forma, a regra permite avaliar se existe um equilíbrio entre o crescimento e o lucro da empresa. 

Isso porque dependendo do estágio e maturidade da empresa, pode-se, estrategicamente, admitir um lucro baixo ou até negativo, desde que alcançados altos níveis de crescimento. 

Um dos cenários que exemplificam esse ponto seria  naqueles momentos em que a empresa investe significativamente em aquisição de clientes buscando aumentar a base da carteira e espera um aumento do lucro em médio e longo prazo.

O oposto também pode ocorrer, quando a empresa já na fase de maturidade, onde então, faz investimentos no sentido de fidelizar a carteira e aumentar o ticket médio e, consequentemente, a margem de lucro.

Portanto, é muito importante, além de conhecer um pouco mais sobre a Regra dos 40%, conhecer a estratégia e o momento da empresa.

Você já conhecia a Regra dos 40%? Já monitora esse indicador na sua empresa?

Ou se não conhece, quer saber mais? Deixe suas dúvidas ou ideias aqui nos comentários e vamos conversar! 😃

  • Curtir 16
  • Amei 8
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...