Jump to content

Movimentos e ocorrências de boletos


 Compartilhar

Postagens Recomendadas

Olá desenvolvedor!

Neste post, estaremos comentando um pouco sobre movimentos e também as ocorrências dos boletos.

O que são movimentos e ocorrências?

Os movimentos nada mais são do que a mensagem encaminhada pelo banco sobre um determinado boleto, com uma própria movimentação do título, como por exemplo.

O Boleto encontrava-se como EMITIDO e o status foi alterado para REGISTRADO, desta forma nos movimentos do título irá constar:

TituloMovimentos": [

{
                    "codigo": "02",
                    "mensagem": "Movimento: Entrada Confirmada",
                    "data": "30/08/2021 00:00:00",
                    "taxa": "1,59",
                    "ocorrencias": [
                        {
                            "codigo": "76",
                            "mensagem": "Pagador Eletrônico DDA- PRe motivo somente será disponibilizado no arquivo retorno para as empresas cadastradas nessa condição"
                        }
                    ]
                }

 

Onde "02" seria referente ao código de movimento de entrada confirmada.

Porém ao verificarmos, dentro de um movimento consta uma ocorrência, que neste caso acabou sendo o código "76". Atualmente  nem todos os bancos acatam os mesmos códigos disponibilizados pela Febraban, pois os mesmos podem possuir alguns códigos disponibilizados particularmente pelo próprio banco.

Simplificando:

O Movimento é uma mensagem de mudança ou como próprio nome já diz, "Movimento" de algo do boleto (Registro, Alteração acatada ou rejeitada, Liquidação), enquanto a ocorrência deve-se ao motivo do mesmo.

Mas e quando ao consultar o boleto, não consta o código de ocorrência?

Conforme citamos acima, alguns bancos não possuem os mesmos códigos disponibilizados pela Febraban, portanto caso o banco tenha disponibilizado o arquivo de retorno onde consta uma ocorrência, porém a mesma acabou não sendo apresentada ao consultar o boleto, basta nos informar através dos canais de atendimento pois provavelmente o banco acabou atualizando o manual, e com isso iremos atualizar nossa aplicação.

Caso tenha qualquer dúvida sobre o cenário explicado ou se quiser conhecer nossas soluções voltadas a automatização na geração de boletos, estaremos sempre à disposição, será um prazer ajudar!

image.png

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
 Compartilhar

  • Quem está online   0 Membros, 0 Anônimos, 4 Visitantes (Ver lista completa)

    • There are no registered users currently online


Sobre o Fórum

Este é um fórum para todos que fazem parte
do ecossistema de uma Software House!

Bem-vindo(a) ao fórum da Casa do Desenvolvedor, uma comunidade completa, onde desenvolvedores, software houses, profissionais de marketing, experiência e vendas, fornecedores de soluções, aficionados por inovação e tecnologia podem tirar dúvidas, compartilhar novidades e conhecimento, trocar experiências e até postar uns memes que só nós da tecnologia entendemos 😅

Crie agora sua conta e vamos juntos fortalecer
o desenvolvimento de software no Brasil! 🇧🇷

×
×
  • Create New...