Jump to content

Qual a diferença de Web Service e API ?


Postagens Recomendadas

Olá Desenvolvedor!

Hoje vamos esclarecer algumas diferenças entre Web Service e API que é algo que gera muita duvida por serem de certa forma bastante semelhantes.

O que é uma API?

API (Application Programming Interface) – Nada mais é que uma interface entre dois programas diferentes que os permite se comunicarem. Portanto, uma API é uma forma que terceiros disponibilizam para que possamos possamos consumir um determinado serviço através de sua interface sem nos preocuparmos com a implementação. As API's podem utilizar qualquer meio de comunicação para iniciar a interação entre as aplicações, como por exemplo as chamadas de sistema (System Calls) são invocados usando interrupções da API do kernel Linux.

Web Services – Trata-se de interfaces projetadas para se comunicar via rede. É uma API que usa obrigatoriamente a rede. Tipicamente, HTTP é o protocolo mais comumente usado para a comunicação. Web Services também usam SOAP, REST e XML-RPC como meio de comunicação. Quando uma API precisa enviar dados através de rede, estamos falando de Web Services.

 Sendo assim podemos afirmar que todos os Web Services são API, mas nem todas as API são Web Service. Web Services podem não executar todas as tarefas que uma API normalmente realiza (ou pode realizar). Um serviço Web utiliza apenas três estilos de comunicação: SOAP, REST e XML-RPC enquanto que a API pode usar qualquer estilo de comunicação. Um Web Service sempre precisa de uma rede para o seu funcionamento enquanto uma API não precisa. Uma API facilita a interface direta com um aplicativo enquanto que um Web Service é uma aplicação.

 

 

Prancheta 3.png

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 3 months later...

Espero que eu possa auxiliar na conclusão da resposta @helio1981 .

Considerando, dentre várias definições,  Web Service trata-se de um serviço que interliga (proporciona comunicação)  máquinas utilizando (através de ) uma rede (W3C). E como exemplo, comunicação utilizando protocolos de rede (HTTP). 

Já API pode ser apenas uma "camada" com recursos que possibilitam comunicação entre aplicações, sem uso da rede( na mesma máquina, por exemplo).

E claro, que quiser acrescentar e/ou corrigir, será bem aceito.

 

Valeu. 

  • Amei 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...