Jump to content

Como implementar um sistema de baixas automáticas entre boleto e PIX


Postagens Recomendadas

O PIX chegou e revolucionou as formas de pagamentos. Hoje você consegue fazer uma transferência em tempo real para um amigo, realizar compras online e mais. Acompanhando essa facilidade, notou-se uma demanda de inovação na cobrança através do boleto, o boleto híbrido. Onde é disponibilizado um QrCode dinâmico do PIX na impressão do boleto bancário. Possibilitando ao seu cliente mais opções na forma de pagamento. 

 

Muitas dúvidas vêm de encontro com o boleto híbrido. O primeiro ponto importante a ser considerado é que o Boleto e o PIX, são soluções diferentes. O PIX é mantido pelo Banco Central (BC) e o boleto é pela FEBRABAN. Com isso apresenta-se características diferentes na implantação.

 

Como seria o fluxo de geração de um boleto híbrido? É feito a geração de um boleto e o PIX dinâmico, mostra-se a impressão contendo as informações do boleto juntamente com o QrCode do PIX e este é disponibilizado ao pagador. Agora cabe ao pagador escolher por qual meio irá prosseguir, se na forma de boleto ou PIX. Após finalizar o pagamento, a empresa recebe o retorno através do meio escolhido e, por fim, solicita a baixa do outro meio de pagamento. Ficou confuso? Calma que vou explicar mais.

 

O principal ponto dos retornos dos pagamentos é que não existe baixa automática nativa. Ou seja, se o cliente pagar pelo boleto, o seu sistema deve fazer uma solicitação de baixa do PIX e vice-versa. “Mas é assim mesmo?!” Sim, como vimos anteriormente, são dois meios de pagamento diferente e por consequência precisam de tratamentos diferentes

 

Mas quer uma boa notícia? Você pode automatizar tudo isso já. Como? Se você usa a nossa API PlugBoleto o retorno desses é totalmente automatizado. Sendo assim, você pode deixar uma rotina pronta dentro de seu sistema, para quando receber uma confirmação de pagamento já solicitar a baixa do PIX. E o inverso também.

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...