Jump to content

Atualização Automática de Componentes


Simone_Inocente

Atualização Automática de Componentes   

2 membros votaram

  1. 1. Desenvolvedor, você gostaria de ter atualização automática nos Componentes ?

    • Sim, irá me ajudar na atualização dos clientes
      2
    • Não, será indiferente e não irá me ajudar em nada
      0
  2. 2. Você gostaria de participar do grupo piloto para testar as primeiras versões?

    • Sim
      1
    • Não
      0


Postagens Recomendadas

Neste post , vamos abordar a Atualização Automática de nossos componentes.

Atualmente, quando uma nova versão do Componente da TecnoSpeed é liberada para uso, as formas de comunicação até você Dev é por meio do HUB e a publicação deste no seu acesso restrito em clientes.tecnospeed. 

Sendo necessário acessar este ambiente e efetuar o download da nova versão. 

E quando é necessário efetuar a atualização do componente em seu cliente final ela  pode ocorrer de forma manual , ou ainda algumas software houses adicionam em seu instalador o mesmo, porém esta ação pode deixá-lo demasiadamente grande.

Ou seja, neste momento não possuímos atualização destas liberações de forma automatizada.

A atualização Automática de nossos componentes vem sendo estudada por nossa equipe a algum tempo, em como poderemos auxiliá-los a executar esta atualização do componente de forma segura em seu cliente final, e em seu ambiente de desenvolvimento. Estando cientes do que será atualizado, otimizando o esforço durante uma possível atualização de sistema e versão de componente.

Para esta nova funcionalidade, estamos projetando a entrega de dois cenários, o primeiro ambiente de desenvolvimento e o segundo ambiente cliente final. A seguir iremos esplanar superficialmente como eles funcionarão:

Ambiente Desenvolvimento

Por meio de um monitorador que deve ser instalado conforme necessidade da software house, o  desenvolvedor receberá alertas em sua máquina de novas versões, exclusivamente dos documentos fiscais,ao qual obtém licença de uso.

image.png

Ao receber esta notificação, o usuário poderá solicitar ao monitorador que atualize a instalação no ambiente de desenvolvimento, com a nova versão identificada ou com uma versão de sua escolha.

image.png

Após escolher a versão, o monitorador irá mostrar o leiame e o link para as novidades. Neste momento o desenvolvedor poderá clicar no botão “Atualizar”, para confirmar a ação será efetuada toda a instalação no ambiente de desenvolvimento, finalizando a ação de atualização.

Além disto, será possível consultar as versões anteriores disponibilizadas para atualização juntamente com as alterações implementadas em cada uma delas, para isto a opção “Escolher uma versão anterior” será disponibilizada.

E caso, o desenvolvedor queira ser notificado mais tarde, clicando em “Mais tarde”, a aplicação será minimizada e ele será notificado novamente.


Ambiente Cliente Final

Para atendermos a necessidade de atualização automática do componente no ambiente do cliente final, estaremos disponibilizando um arquivo executável,o qual se responsabilizará pelo download e atualização de acordo com a versão do componente homologada.

A solução busca, que seja efetuada a atualização de forma automática do componente, contato que de forma obrigatória a software house defina qual é a versão homologada pela mesma para a atualização.

A software house poderá se beneficiar da atualização automática integrando sua aplicação de duas formas diferentes:

  • Instalador: Por meio do instalador da aplicação, efetuando uma requisição ao instalador durante a sua execução. Será obrigatório que a versão do componente a ser atualizada seja também informada na requisição.
  • Na Aplicação: Neste caso, sugerimos que ao inicializar a aplicação, esta efetue uma requisição ao AutoUpdater (Aplicação da TecnoSpeed), solicitando a atualização da versão do componente. Desta forma também se torna obrigatório informar a versão do componente a ser atualizada na requisição. 

Portanto é importante frisar que alguns critérios deverão ser atendidos para esta ação, como:

  • Implementação da Software House da Versão homologada;
  • Disponibilidade de acesso a internet;
  • A aplicação deve estar encerrada para atualização do componente;
  • Somente haverá atualização da versão do componente,  se a repassada pela aplicação da Software House for diferente da versão atual. 

 

Portanto caro Dev, para você o que é importante a atualização Automática dos produtos atender?

Que necessidades espera que sejam atendidas?

Existe alguma particularidade em sua aplicação que possa impedir a atualização?

Está disposto a implementar a atualização automática em seu produto?

 

Ah, e qualquer dúvida estamos a disposição!

 

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • Simone_Inocente mudou o título para Atualização Automática de Componentes

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...