Wendel Lima de Souza Posted October 28, 2021 Share Posted October 28, 2021 Olá Desenvolvedor! Este post explicará como tratar a rejeição: "ENTRADA REJEITADA, PRAZO DA OPERAÇÃO MENOR QUE PRAZO MÍNIMO OU MAIOR QUE O MÁXIMO" que pode acontecer na integração via remessas e retornos com o Banco Itaú. Essa rejeição faz menção à data de vencimento informada no boleto em questão. Ela não pode ser nem maior nem menor do que o aceito pelo banco e é possível detecta-la processando o arquivo de retorno bancário. A data de vencimento mínima aceita pelos bancos costuma ser a mesma informada como data de emissão. Entretanto para o prazo máximo, não há um consenso, verifique com o gerente da conta se existe algum acordo pré-estabelecido para a conta em questão. Como faço para corrigir na remessa? Para cada manual bancário, pode ser informado a posição da data de vencimento em um local diferente. Certifique-se de que tem em mãos o manual referente à remessa que esta validando, esse manual pode ser solicitado diretamente ao suporte do banco ou em alguns casos no site da instituição mesmo. Localize as posições referentes a "data do vencimento" e compare com sua remessa. Pronto, agora é só ajustar e enviar novamente! No exemplo abaixo temos o manual CNAB240 do Banco do Brasil: Nele é possível identificar que a data de vencimento fica nas posições 78 até a 85 e que o prazo máximo é de 360 dias. E pra quem usa as ferramentas Tecnospeed, como funciona? Se você já faz uso de nossas ferramentas, não é necessário processar todo o arquivo de retorno bancário, após o upload do arquivo (se você trabalha com transmissão automática não é necessário o upload), os boletos são atualizados com suas devidas movimentações. Nesse caso basta realizar uma consulta no boleto em questão e analisar o campo de TituloMovimentos: Nele a API já traz destacado a rejeição e independente do banco que esta sendo utilizado, nossa API faz o processamento dos diferentes layouts e atualiza pra você nesse campo. Nesse exemplo em questão, durante a mesma consulta é possível verificar que a data de emissão é maior do que a data de vencimento: Agora basta descartar esse boleto, corrigir essa informação em seu JSON de envio e disparar o boleto novamente! *Importante destacar que nossa API conta com a função de VALIDAÇÃO ATIVA, com ela, alguns erros como esse já são detectados antes mesmo de enviar a remessa ao banco, o que poupa tempo para o cedente que não precisa aguardar o retorno para descobrir a falha. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now